Agricultores começam a se preparar para a Merenda 2010

08/10/2009

A Secretaria de Educação de Tijucas promoveu na última quarta-feira (07) uma reunião com Agricultores do município para falar sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

Estiveram presentes no encontro a Secretária Municipal de Educação, Márcia Machado Maurício, o Secretário da Agricultura e Pesca, Nelso Vicentini,a nutricionista da Educação, Graziela Motter e a Chefe de Departamento de Compras, Carla da Silva Viana. Também estava na reunião a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tijucas, Elizete de Souza e Silva Gonzaga, a representante do Projeto Micro Bacias,Flavia e também Irineu Paulo Battisti e Amaro Hilhesheim, representantes da EPAGRI de Tijucas e Brusque, respectivamente.

Na ocasião todos foram orientados sobre a lei nº 11947 que trata do atendimento da alimentação aos alunos da Educação Básica no Programa de Alimentação Escolar- PNAE e que retrata que 30% dos recursos advindos do FNDE deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios vindos diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Todos os presentes puderam sanar suas dúvidas e mostraram-se muito entusiasmados e otimistas em participar do Programa.

"Agradecemos e parabenizamos a forma como a Secretaria de Educação de Tijucas está conduzindo as tratativas com os Agricultores e representantes das Associações incentivando-os a participar e ao mesmo tempo dando toda a orientação necessária para isso" - afirmou Amaro Hilhesheim, da EPAGRI.

A Presidente do Sindicato, Elizete de Souza e Silva Gonzaga também falou em nome de todos os Agricultores e agradeceu a oportunidade que está sendo oferecida aos trabalhadores rurais, colocando-se à disposição para ajudar no que for preciso.

A Secretária agradeceu a presença de todos e enfatizou que para a Administração Municipal de Tijucas é motivo de satisfação e alegria saber que no próximo ano a merenda escolar dos alunos municipais será contemplada com produtos da região, dando assim maior qualidade à merenda e ao mesmo tempo, incentivando o produtor local.

Farão parte da merenda hortaliças, polpas de frutas, biscoitos, ovos e frutas, como banana, tangerina e outras.

Uma próxima reunião será agendada para que a Secretaria de Educação repasse mais algumas informações a respeito de documentação exigida para celebração do contrato de Aquisição de Gêneros Alimentícios.

Se você quiser saber mais sobre o Programa da Alimentação escolar, acesse o sítio www.fnde.gov.br no link Alimentação Escolar.

(Texto e fotos: Secretaria de Educação | Contribuição: Karina Peixoto)