Agricultores de Tijucas conhecem a COOPERTRENTO

13/11/2012

Na última sexta-feira (9) agricultores de Tijucas estiveram reunidos naSecretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente para conhecer aCOOPERTRENTO.

Trata-se de uma Cooperativa de Agricultores do Vale do Rio Tijucas eItajaí Mirim, que tem como foco comercializar produtos in natura eindustrializados de forma coletiva em mercados regionais, instituiçõespúblicas, escolas e também em espaço específico no Ceasa.

O objetivo do encontro foi possibilitar que os produtores do municípiode Tijucas se associem à Cooperativa e possam comercializar o seu produto comum melhor preço de venda.

Atualmente a cooperativa já possui mercados regionais contratados, inclusiveatravés de processos licitatórios. Entre os mais importantes, destaque para aentrega de produtos agrícolas para merenda escolar nas escolas estaduais daRegião da SDR de Brusque, que corresponde aos municípios de Brusque, Tijucas,Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Guabiruba, Botuverá e Major Gercino. Assim,além de abastecer as escolas do município, como já acontece em Tijucas, pelacooperativa também seria possível fornecer produtos da agricultura familiar àsescolas da rede estadual.

Atualmente, os produtos que o município de Tijucas poderá oferecer são:maracujá, citrus (laranja, tangerina e limão), banana, abacaxi, aipim,hortaliças (beterraba, batata, repolho, tomate, vagem, couve-flor, brócolis,cebola, tomate, etc.), farinha de mandioca e sucos de frutas.

De acordo com Flávia Cordeiro, Engenheira Agrônoma da Secretaria deAgricultura, a próxima etapa será a visitação às propriedades rurais afim de levantar o interesse de participação dos agricultores, e posteriormenterealizar as primeiras entregas, o que deverá começar ainda esse ano. As visitasserão realizadas pela Secretaria da Agricultura, Epagri e presidente daCooperativa.

Mais informações pelo telefone (48) 3263-1133.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)