Agricultura capacita voluntários para aplicação de larvicida

31/10/2011

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambientede Tijucas promoveu um treinamento na localidade de Oliveira durante toda amanhã desta segunda-feira (31).

Na oportunidade dois moradores do bairro, que seapresentaram como voluntários, foram capacitados para aplicar larvicida (soluçãoutilizada no combate de larvas) tendo como foco o combate ao mosquito borrachudo.

Os agricultores Odacir Soares e Albertino Montibeller foramtreinados por Marcos Wünsch representante da Syngenta - empresa fabricante doproduto.

O trabalho foi acompanhado pelo Secretário de Agricultura, Pescae Meio Ambiente de Tijucas, Nelso Vicentini e pela Engenheira Agrônoma doMunicípio, Flávia Cordeiro.

Segundo eles, durante o treinamento os aplicadores aprenderamcomo medir a quantidade do produto a ser aplicada a partir da análise da vazãoe da velocidade da água do rio.

O produto já começará a ser aplicado nesta semana e aprevisão é de que outras três aplicações sejam realizadas a cada 15 dias. "Casoseja possível fazer as três primeiras aplicações com esta periodicidade, aspróximas serão realizada a cada 20 dias" - explica o Secretário de Agricultura.

A impossibilidade de aplicar no prazo previsto se daráapenas em dias chuvosos, em datas em que o rio se apresente turvo ou ainda, emperíodos em que o nível do rio esteja acima do normal.

O Secretário ainda explica que o produto é totalmenteinofensivo à saúde humana e animal, sendo ainda, específico para o combate aosborrachudos.

"É um trabalho importante e que precisa ser feito durantetodo o ano, sem interrupção" - conclui.

Segundo dados da Secretaria, além da comunidade de Oliveira,localidades como Campo Novo, Itinga e Timbé também contam com aplicadoresvoluntários e servidores do município que já atuam na aplicação do larvicida.

O produto é distribuído gratuitamente às comunidades pelaAdministração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)