Agricultura entrega mudas de Tangerina e Maracujá

25/08/2011

Mais de 46 mil mudas de maracujá e pouco mais de 3 mil mudas de tangerina foram distribuídas pela Administração Municipal de Tijucas nesta semana aos agricultores locais.

No caso das mudas de tangerina, a Prefeitura arcou com metade do valor, chegando ao produtor ao custo de apenas R$ 4,50 por muda. Neste cultivo foram atendidos 17 produtores de quatro comunidades: Campo Novo, Terra Nova, Timbé e Oliveira. A previsão de produção é a partir do terceiro ano após o plantio, sendo que no primeiro ano de produção espera-se uma produtividade de 23 toneladas e nos anos seguintes a perspectiva de produtividade é de 70 toneladas.

Já as mudas de maracujá foram totalmente custeadas pela Prefeitura, chegando ao produtor a custo zero. Neste caso foram atendidos 34 produtores das comunidades de Campo Novo, Terra Nova, Itinga, Nova Descoberta, Timbé e Oliveira.

A campanha de distribuição de mudas de maracujá é realizada periodicamente pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas e conta com apoio da Epagri.

O programa faz parte das ações planejadas para incentivo à agricultura de Tijucas e tem por objetivo principal gerar renda para os produtores rurais, aumentar a diversidade das atividades desenvolvidas nas pequenas propriedades e aumentar a lucratividade.

No caso das mudas de tangerina, a campanha também tem por objetivo incentivar a produção da espécie no município, oferecer nova opção de renda para o produtor de Tijucas aliado ao aproveitamento de áreas com declividades. Além disso, a muda possui bons preços no mercado, o que beneficia a produção por parte dos agricultores.

.TangerinaMaracujá

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria de Agricultura de Tijucas)