Água: Tijucas sedia Jornada Internacional sobre o tema

21/05/2010

O Município de Tijucas está sediando nesta sexta-feira (21) a Jornada Internacional sobre a Governança da Água e do Território.
O evento é organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçu, a Universidade Federal de Santa Catarina e de um grupo Canadense, sediado em Québec.

Nesta tarde os canadenses e ainda, convidados de Tijucas e região foram recepcionados no auditório do Senai para um seminário sobre a água.

A reunião foi conduzida pelo Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, Djalma Silva Bittencourt, e acompanhada por autoridades locais e regionais, entre elas, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, Celso Leal da Veiga Júnior - que na ocasião representou o Prefeito de Tijucas Elmis Mannrich -, além do Diretor do Samae de Tijucas, Márcio Rosa e da Chefe de Gabinete do Prefeito Elmis, Flávia Fagundes.

Ao se pronunciar em nome da Administração Municipal de Tijucas, Celso Leal cumprimentou a todos os envolvidos com a questão da água e parabenizou pela iniciativa de discutir o assunto em busca de melhorias para a qualidade de vida dos cidadãos.

"Que sejam muito bem-vindos a Tijucas todos os que nos visitam por conta deste importante evento e esperamos que seja um período proveitoso, em especial porque Tijucas comemora 150 anos de emancipação em 2010 e este evento faz parte do Calendário de nosso Sesquicentenário, ficando portanto, registrado e valorizado para a posteridade" - disse.

O Diretor do Samae de Tijucas, Márcio Rosa também deixou sua mensagem ao público presente e aproveitou a oportunidade para ressaltar o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela autarquia no que se refere ao tratamento da água em Tijucas.

"A preservação e o tratamento da água são vistas com muita seriedade em nosso município e por isso, estamos hoje com uma condição que poucas cidades no Brasil têm. Isto porque em pouco tempo Tijucas terá 100% de cobertura com água tratada, tanto no perímetro urbano como rural, além de possuirmos uma das águas mais bem tratadas e puras de toda a região. Por isso, apoiamos este evento e o consideramos uma excelente ideia promover o debate, o intercâmbio como este em Tijucas, ainda mais neste ano especial dos 150 anos de emancipação" - disse o Diretor.

Logo em seguida às manifestações das autoridades, foi dado início ao Seminário que foi realizado em duas etapas. A primeira foi de apresentação de experiências locais - do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e a segunda, de apresentação do trabalho realizado em Québec, Canadá.

As atividades da Jornada Internacional sobre Governança da Água seguem até dia 30 de maio e serão realizadas também, em mais alguns municípios de Santa Catarina.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)