Alunos sentem na pele a realidade das pessoas com deficiência

01/10/2013

Em virtude do Dia Municipal da Pessoa Portadora deNecessidades Especiais, instituído pela Lei Municipal número 1893/2004 e quetem como data o dia 26 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação deTijucas propôs uma atividade especial nas escolas da rede municipal de ensino.

A programação intitulada "Sentindo na Pele", foi organizadapela Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal, e consistiu narealização de atividades inclusivas com as crianças a fim de retratar aspeculiaridades e dificuldades das "Pessoas com deficiência" - termo utilizado atualmente.

Nas atividades promovidas, os alunos pintaram com a boca, com os pés, utilizaram cadeiras de rodas, jogaram bola com os olhos vendados, entre outras atividades criadas por cada escola.

De acordo com os professores, as crianças participaram com muito entusiasmo de todas as ações e ao final dos exercícios, prestaram depoimentos emocionantesquanto à valorização e ao cuidado que devemos ter com nosso corpo, enfatizando ainda,a importância de estarmos conscientes das limitações do outro.

Ao mesmo tempo, a atividade teve como proposta amenizar asdiferenças e trabalhar o respeito ao próximo.

Para a Coordenadora de Educação Inclusiva, Edilene Mendonça,a programação foi extremamente positiva.

"O resultado foi incrível e isso prova que estamos nocaminho certo, trabalhando o tema inclusão de maneira constante em nossasescolas. Parabéns aos nossos alunos, professores e demais profissionais envolvidosem mais esta atividade!"

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Escolas da Rede Municipal de Ensino de Tijucas)