Alunos da rede municipal podem contar com atendimento psicológico e fonoaudiológico

24/03/2009

Duas agradáveis salas no piso superior da Secretaria da Educação de Tijucas abrigam os atendimentos psicológico e fonoaudiológico da rede municipal de ensino. O trabalho silencioso e eficaz, é realizado desde o início de 2008 e tem por objetivo atender às necessidades de alunos da rede municipal em termos de comportamento bem como no desenvolvimento da fala e da audição.

O atendimento é feito todos os dias pela Psicóloga Ângela Peixoto e pela Fonoaudióloga Adriana dos Santos, que contam com espaço cedido pela Secretaria e material de apoio necessário ao tratamento das crianças.

De acordo com a Secretária de Educação Márcia Machado Maurício, a carência do aluno tanto em uma área quanto em outra é detectada na própria escola. Ao perceber a necessidade de acompanhamento psicológico ou fonoaudiológico por parte de determinado aluno, o próprio professor o encaminha à Secretaria de Educação para que seja feito o agendamento com as profissionais.

Márcia ainda revela uma novidade: a partir do mês do abril os professores de creches e educação infantil também serão orientados sobre o desenvolvimento da criança. O objetivo é capacitar estes profissionais a detectarem estas necessidades já nos primeiros anos de vida da criança.

"É importante que as nossas crianças recebam o atendimento adequado independente da idade. Afinal, quanto mais cedo percebermos a sua necessidade, melhor será o resultado deste trabalho" - disse a Secretária.