Estudantes de Tijucas realizam Prova Brasil

10/12/2009

Na década de 90 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP implantou e consolidou no País o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica- SAEB.

O objetivo principal desse Sistema foi oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas. Por seus resultados, o SAEB permitiu identificar o grau de eficiência das diferentes redes de ensino do País. No entanto, a necessidade de se obterem dados mais detalhados referentes às escolas levou à reorganização do sistema de avaliação que passou a ser composto pela Avaliação Nacional do rendimento Escolar (Prova Brasil). Este método tem como prioridade evidenciar os resultados de cada unidade escolar da rede pública de ensino.

Em Tijucas, os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino passaram pela aplicação da Prova Brasil nos dias 23 a 30 de novembro.

A Secretária Municipal de Educação de Tijucas, Professora Márcia Machado Maurício foi uma das aplicadoras da Prova Brasil."Apliquei a Prova Brasil nas Escolas Walter Vicente Gomes, Santa Terezinha e Mercedes Júlia Adão, num total de 10 turmas. Foi muito interessante estar com os nossos alunos, observar o desempenho dos alunos em momentos conclusivos de diversas etapas de seu percurso escolar, o trabalho dos professores..." - afirmou.

A Secretária aproveitou para fazer agradecimentos. "Quero agradecer a colaboração de todos: Gestores, Professores, alunos, enfim, toda comunidade escolar que em conjunto trabalharam para que obtivéssemos êxito neste trabalho. Só assim estaremos participando da construção de uma educação de qualidade com igual oportunidade que as nossas crianças merecem." - concluiu.

(Texto e fotos: Secretaria da Educação)