Alunos recebem certificados do PRONATEC

07/02/2013

Em uma cerimônia na sede da OAB de Tijucas na noite destaquarta-feira (06), 40 estudantes, entre homens e mulheres, receberam seuscertificados de conclusão de cursos profissionalizantes gratuitos.

Trata-se do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao EnsinoTécnico e Emprego) o qual foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com oobjetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Em Tijucas o programa se tornou realidade graças a umaparceria entre o SENAI e a Administração Municipal de Tijucas, através daSecretaria de Indústria, Comércio e Turismo, SINE e Secretaria de Ação Social,a qual ofereceu cursos gratuitos à comunidade visando à inclusão de jovens nomercado de trabalho.

Na formatura desta quarta-feira (06) foram concluídas turmasde operador de computador, auxiliar administrativo e auxiliar de eletricista.

"É uma ideia que deu certo e que continua rendendo frutos,já que em breve teremos a formação de novas turmas em nosso município, todascom vagas para pessoas encaminhadas pelo Cadastro Único. Serão cursos deEletricista de Manutenção, Informática,Manutenção de Máquinas em Geral e ainda, Suporte e Manutenção emMicrocomputadores e redes locais. Todos para jovens com idades entre 14 e 24anos" - afirma a Secretária de Ação Social Sheila Dias.

Oencaminhamento para o mercado de trabalho é uma das principais preocupações doprograma e por isso, o SINE de Tijucas atua de forma direta na recomendaçãodestes formandos às empresas da cidade. "Estaremos atentos à demanda dasempresas e sempre que surgirem vagas com o perfil dos jovens qualificados poreste programa faremos a recomendação aos empresários" - afirma o Secretário deIndústria, Comércio e Turismo, Antônio Cantalício Serpa.

Durante a solenidade o Prefeito de Tijucas, Valério Tomazi,parabenizou os formandos pela iniciativa de buscar a qualificação profissionale afirmou que esta é uma das iniciativas que mais contribui para o crescimento domercado de trabalho.

"Todos ganham comeste tipo de iniciativa, afinal, as pessoas recebem novos conhecimentos, ao mesmotempo em que as empresas ganham profissionais qualificados, melhores preparadospara o trabalho" - afirmou o Prefeito.

O Diretor do Senai de Tijucas, Rogério de Oliveira Mattostambém se manifestou e na oportunidade ressaltou a importância desta parceriacom o poder público.

"Estamos formando estas primeiras turmas do PRONATEC e já temosalunos inscritos para novos cursos que terão início em breve. Isso prova quetemos muito a crescer com o fortalecimento desta parceria e para isso estaremosatentos às demandas do mercado para colaborar no que for possível em termos de capacitaçãoe qualificação profissional" - disse o Diretor.

Ao final das manifestações foi feita a entrega doscertificados pelo Prefeito, pelo Diretor do SENAI, e também pelo Coordenadordos cursos PRONATEC Professor Tiago Aurélio Alves.

Confira mais fotos em nosso álbum!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)