Ambulância do Samu de Tijucas recebe novos equipamentos

30/08/2010

A ambulância do Samu de Tijucas destinada ao atendimento móvel de urgência estará mais equipada a partir desta segunda-feira (30). A partir de agora o veículo conta com dois novos e importantes equipamentos: um Desfibrilador (utilizado para reanimar o paciente em casos de parada cardíaca) e um Oxímetro (que serve para medir a saturação de oxigênio no organismo).

Os aparelhos foram entregues pelo Prefeito Elmis Mannrich e pelo Secretário Municipal de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro ao Socorrista do Samu Marco Antônio Miranda e à Técnica de Enfermagem do Samu de Tijucas Rosângela Wist - que farão uso dos equipamentos.

De acordo com o Secretário Sérgio, os aparelhos foram enviados pelo Ministério da Saúde para a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas por meio da regional do sistema de Regulação Estadual do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

"São equipamentos extremamente importantes e que serão utilizados pelos nossos enfermeiros e socorristas que atuam no plantão do Samu, sempre sob a orientação do médico de regulação do serviço" - afirmou o Secretário.

O Secretário também aproveitou a oportunidade para relembrar a todos que os atendimentos em Tijucas, bem como em qualquer outro município que conta com o serviço do Samu, são sempre feitos por encaminhamento da Central de Regulação, que atende pelo 192.

"É preciso deixar claro que para pedir atendimento do Samu é preciso ligar para o número 192. Esta ligação cairá na Central de Regulação do Samu, e será atendida por um médico de regulação. Ele é quem decidirá se a ambulância daquele município, no caso, Tijucas, se deslocará ou não para atender o paciente, ou seja, não é de nossa competência decidir se determinado caso será ou não atendido porque somente depois de passar pela central é que tomamos conhecimento do chamado" - frisou o Secretário.

O Prefeito Elmis Mannrich também se manifestou sobre a vinda dos equipamentos e ressaltou a importância de melhor atender a comunidade de Tijucas.

"Estamos sempre buscando melhorias em todos os setores, e não saúde não é diferente, afinal, precisamos prestar um atendimento de excelência à nossa comunidade. Por isso a importância de bem equipar nossos veículos, nossos postos de saúde e laboratórios, sempre visando o melhor atendimento possível à nossa população." - disse o Prefeito.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)