Audiência Pública apresenta metodologia do PLHIS

04/11/2010

A Administração Municipal de Tijucas realizou na noite desta quarta-feira (03) uma Audiência Pública de apresentação da metodologia do PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social.

A reunião foi comandada por Eloisa Giazzon, da Latus Consultoria, Pesquisa e Assessoria de Projetos Ltda. - empresa vencedora do processo licitatório para elaboração do plano.

Na ocasião Eloisa apresentou os conceitos básicos do plano, destacando a importância de se planejar a questão da moradia e tudo que ela envolve, desde transporte, saneamento, meio ambiente e outros itens, tanto no perímetro rural como urbano.

"O papel do PLHIS é identificar problemas e apontar caminhos para a política habitacional local" - destacou a consultora.

Para isso, o plano é feito em três etapas: metodologia, diagnóstico e plano de ação. Todas exigem a participação comunitária, colhendo opiniões e sugestões, projetando assim, cenários futuros. Além desta audiência, outras duas ainda devem ser realizadas, sendo uma ao final do período de diagnóstico e outra ao final da elaboração do plano.

Durante sua explanação Eloisa também destacou que nem todos os municípios estão preparados para elaborar o plano como está Tijucas. "O município de Tijucas é um dos poucos que estão bem adiantados neste sentido e que conseguiram se habilitar ao recebimento de recursos para elaboração deste plano, por isso, vocês já estão em vantagem" - disse.

"Eu posso até não precisar de moradia, mas devo participar das discussões para ajudar a resolver os problemas da cidade como um todo e de outras famílias que enfrentam problemas com a habitação" - reforçou a consultora ao pedir a participação da comunidade.

A Secretária de Ação Social Sheila Dias Machado também se manifestou e agradeceu a presença de todos que compareceram. "É uma discussão tão importante que deveríamos ter este auditório lotado, no entanto, agradeço profundamente a cada um de vocês que vieram até aqui e que já demonstram preocupação em discutir este assunto" - disse a Secretária.

Além dela, também participaram da audiência, a Secretária de Educação Márcia Machado Mauricio, o Secretário de Agricultura e Pesca Nelso Vicentini, a Diretora de Comunicação Karina Peixoto e a responsável pelo Departamento de Projetos da Prefeitura, Eliane Tomaz.

Também compareceram o Presidente da Câmara de Vereadores Edson Souza e o Vereador Vilson Porcíncula, além de pessoas da comunidade que responderam positivamente ao convite para a audiência.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)