Audiência Pública discute segurança em Tijucas

21/05/2010

A Câmara de Vereadores de Tijucas realizou na noite da última quinta-feira (20) uma Audiência Pública com as autoridades locais e representantes do Estado com o tema Segurança Pública em Tijucas.

A reunião foi proposta pelo vereador Oscar Luiz Lopes (PMDB) e teve como participantes o Prefeito Municipal de Tijucas, Elmis Mannrich, o Juiz de Direito da Comarca, Dr. Pedro Walicoski Carvalho e a Delegada de Polícia Civil de Tijucas Dra. Luana Chaves Cervi Backes.

Ainda no plenário estiveram o Comandante da Polícia Militar de Tijucas Major Renato Moacir Bento e o Comandante do Corpo de Bombeiros de Tijucas Capitão Ricardo José Steil.

Além deles, também se fizeram presentes o Tenente Koglin, representando o Governo do Estado de Santa Catarina e o Diretor do Presídio Regional de Tijucas Edemir Alexandre Camargo Neto.

A audiência foi conduzida pelo Presidente do Poder Legislativo de Tijucas, Edson José Souza e foi acompanhada pelos vereadores da Casa.

Durante a sessão, o Prefeito Elmis Mannrich se pronunciou a respeito do tema e revelou que a segurança pública é algo que sempre lhe preocupa, mas que deve ser pensada por toda a comunidade e não somente pelos órgãos públicos.

"A segurança é algo que me preocupa muito e por isso estou sempre buscando melhorias para o nosso município, principalmente, nos pedidos de reforço no efetivo das polícias militar e civil, viaturas, enfim, de condições de trabalho para nossos policiais. No entanto, isso não basta. A sociedade precisa encarar o problema como algo comum a todos e assim, contribuir, cada um da sua maneira para minimizar os problemas gerados pelo uso de drogas e tantas outras ações que geram insegurança na comunidade" - disse o Prefeito.

Entre as falas da noite, o Juiz da Comarca, Dr. Pedro Walicoski Carvalho abordou a questão logística da cidade como um dos agravantes ao problema. "Tijucas está próxima do litoral e da capital do estado, o que favorece a vinda de pessoas de outras regiões. Além disso, possui várias entradas e saídas, o que facilita a fuga de criminosos e dificulta o trabalho das polícias" - afirmou o Juiz.

A Delegada da Comarca, Dra. Luana Chaves Cervi Backes fez uma análise do número de crimes registrados em Tijucas neste ano em comparação com dados do ano passado e afirmou que apesar dos últimos acontecimentos, o município não tem registrado aumento no número de homicídios, assassinatos e roubos, mas sim, uma estabilidade e em alguns casos, até mesmo decréscimo nos índices. Mesmo assim, as ações de prevenção e controle do crime organizado são fundamentais na cidade, segundo a Delegada.

As demais autoridades também se pronunciaram na sessão que durou quase três horas e que também contou com a participação de dezenas de pessoas da comunidade.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)