Prefeitura Municipal de Tijucas

(48) 3263-8100

Aumenta número de consultas para Diabéticos

11/08/2009

Ciente da importância de possibilitar o maior número de atendimento em consultas de Endocrinologia, notadamente para pacientes diabéticos, a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas aumentou de 100 para 260 consultas por mês na especialidade de Endocrinologia.

A Endocrinologia é a especialidade médica que atende, principalmente, pacientes com transtornos das glândulas endócrinas, ou seja, órgãos que produzem substâncias das mais diversas, e que auxiliam em várias funções do organismo.

O organismo possui dois tipos de glândulas: as endócrinas (que secretam substâncias no sangue, substâncias essas conhecidas como hormônios) e as exócrinas (que secretam substâncias em cavidades internas ou no exterior do corpo).

Já os hormônios são as substâncias que, secretadas no sangue, regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo, geralmente à distância da glândula que os produziu. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo ("queima" dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

Segundo Serginho Cordeiro, atualmente a Secretaria de Tijucas conta com dois profissionais especialistas nesta área, consultando principalmente os pacientes diabéticos e com sobrepeso. O atendimento é feito na Unidade Central Orlando Barreto e na Unidade Básica de Saúde Dona Calina, no bairro da Praça.

Para Serginho o mais importante é que o paciente entre em um grupo de acompanhamento com enfermeiras do ESF para participar das atividades, fazendo sempre os exames de rotina - incluindo o HGT (teste feito na ponta do dedo para retirada de sangue), além de ter o acompanhamento de um nutricionista e o incentivo à prática de atividades físicas.

.

(Texto: Secretaria Municipal de Saúde | Contribuição: Karina Peixoto)

© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil