Autoridades da região participam da Conferência de Cultura em Tijucas

03/07/2013

Tijucas sediou nesta quarta-feira (3) a ConferênciaIntermunicipal de Cultura, envolvendo os municípios de Tijucas, Canelinha, SãoJoão Batista, Nova Trento e Major Gercino.

O evento contou com a participação dos Prefeitos da região,Secretários Municipais, Vereadores e profissionais ligados à cultura dosmunicípios.

Com as conferências municipais e intermunicipais, as cidadessão estimuladas a aderirem aos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura;diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura; estimular aimplantação/consolidação do Sistema Municipal de Cultura; além de elaborar umPlano de Ações Estratégicas para a Cultura no município, entre outras ações.

Durante a solenidade de abertura o público também pôdepresenciar apresentações culturais representando os municípios participantes,entre eles, Tijucas, São João Batista e Nova Trento, os quais trouxeram para aconferência apresentações de escolas de dança de cada município.

Para o Prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, "é uma grandehonra para Tijucas sediar este evento e pensar de forma conjunta com os demaismunicípios de nosso vale, quais os rumos que a cultura de nossa região podetomar nos próximos anos. Atualmente investimos muito na cultura de Tijucas enossa intenção é ampliar ainda mais estes investimentos" - disse o Prefeito.

O Prefeito de Major Gercino, João José Davi também semanifestou durante a abertura e manifestou sua preocupação em fomentar acultura em seu município.

"Hoje o Município de Major Gercino não conta com umaSecretaria que trabalhe especificamente a parte cultural da cidade, mas hoje,diante destas importantes apresentações e de tudo que se ouviu até o momento,temos a certeza de que precisamos dar maior atenção a este setor e garanto queem uma próxima oportunidade também teremos algo que nos representeculturalmente" - disse o Prefeito.

Para a Secretária Municipal de Cultura, Juventude e DireitosHumanos de Tijucas, e também Presidente da Comissão Organizadora destaconferência, Adriana Porto Faria, o evento representou um momento especial parao vale.

"Este é um dia muito especial já que hoje temos umaoportunidade ímpar para que, juntos, sociedade civil e representantesgovernamentais, possamos discutir as políticas culturais de nossos municípios,bem como do estado e da união e assim, possamos propor o aperfeiçoamento esuprir as necessidades de cada cidade" - disse a Secretária.

Logo após a solenidade de abertura foi iniciada uma palestracom Marcelo Seixas sobre o tema "Uma política de estado para a Cultura -Desafios do Sistema Nacional de Cultura". Logo em seguida houve debate entre osparticipantes e, à tarde, aconteceram as plenárias temáticas, a apresentação ediscussão dos eixos temáticos e na sequência será feita a votação das propostase a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)