Autoridades discutem situação de hospitais do Vale do Rio Tijucas

02/09/2011

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (02), uma audiência pública sobre a situação dos hospitais na região do Vale do Rio Tijucas. Várias autoridades estiveram presentes no debate, entre elas o Prefeito Elmis Mannrich, demais prefeitos da região, além de vereadores, e os Deputados Estaduais Dado Cherem e Volnei Morastoni.

Durante a reunião foi apresentado à mesa os problemas enfrentados pelos hospitais, que sofrem com a grande demanda aliada à falta de recursos. Com má distribuição das verbas destinadas à saúde além do baixo investimento por parte do SUS (Sistema Único de Saúde), o Hospital São José é uma referência em localização, mas sofre com a falta de estrutura.

O presidente da Federação dos Hospitais de Santa Catarina, Brás Vieira, apresentou outro problema da unidade hospitalar de Tijucas, que é o deslocamento dos pacientes para Florianópolis. Sem opção de assistência às vítimas em casos de traumatismo, o Hospital São José não possui centro de diagnóstico, nem mesmo centro cirúrgico ou UTI (Unidade Tratamento Intensivo), e por isso, acaba encaminhando a maioria dos pacientes para outras localidades.

A proposta de melhoria é na questão do atendimento. A sugestão apresentada pelo Vereador Adalto Gomes é que cada unidade tenha apenas uma especialidade. Desta forma, caso a mudança seja aprovada, o Hospital de Tijucas receberá apenas pacientes de traumatismo, por estar próximo à rodovia SC 411 e à BR-101. Já a unidade de Nova Trento se especializaria em Psiquiatria, e o de São João Batista seria obstétrico.

Segundo o Deputado Dado Cherem, está será a melhor alternativa para aprimorar o atendimento, já que haveria mais agilidade e desafogaria os leitos de internação do Hospital da capital. Após a audiência, todos os projetos apresentados pelas autoridades serão repassados ao Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo.

(Fonte e fotos: Portal Vip Social)