Boi-de-mamão faz a festa no Casarão Gallotti

24/04/2013

Teve início nesta terça-feira, dia 23, o projeto "Tem Boi noCasarão Gallotti" - uma iniciativa do Grupo Aquarela Musical, coordenado porJonas Cadorin e Guilherme Bissoli.

Com apoio da Administração Municipal de Tijucas, através dasSecretarias de Cultura e de Ação Social, o projeto será realizado todas asterças-feiras, à noite, no Casarão Gallotti, de forma totalmente gratuita e abertaao público.

"A intenção é atrair a comunidade para os ensaios do grupo eassim, possibilitar que todos brinquem com o boi-de-mamão, já que esta é uma dasbrincadeiras mais típicas e tradicionais de nossa região e que não pode seresquecida" - diz a Secretária de Cultura, Juventude e Direitos Humanos deTijucas, Adriana Porto Faria.

Os encontros acontecem às terças-feiras das 19h às 20h noCasarão Gallotti. Para mais informações, ligue (48) 3263-5665.

SOBRE O GRUPO

O Projeto Aquarela Musical iniciousuas atividades no ano de 2004 com finalidade de atender estudantes dasescolas públicas de Tijucas/SC, em especial as dos bairros mais carentes, quemanifestam interesse pelo aprendizado da arte da música ou estão em processo deiniciação musical.

No ano de 2008 o projeto deu continuidade com a participaçãode um coordenador e um colaborador que juntos viram a importância de fazer algonovo e diferente. O objetivo geral foi divulgar e promover, de formasistemática e integrada, a educação musical e conservação do folclore nacomunidade, tal como, a tradição do Boi-de-Mamão e a cantoria de Terno de reis.Foram oferecidas também aulas de violão popular e oficinas de percussão.

O objetivo detrabalhar com o folclore, além do resgate da tradição, foi a necessidade deatrair as crianças para as aulas. "Optamos então por ensinar música através daludicidade, da brincadeira e da dança das nossas tradições" - diz o projeto.

Além deste,buscou-se tambem mostrar às crianças que a arte pode ser uma forma de promoçãosocial e valorização de talentos pessoais.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)