CEMPS inicia projeto de prevenção nos Bairros

04/10/2013

Durantetodo o mês de agosto o CEMPS (centro Municipal de Promoção à Saúde) realizou umprocesso de territorialização nos bairros do município, junto às UnidadesBásicas de Saúde - UBS.

Ainiciativa vem de encontro às diretrizes do SUS, com o Pacto pela Saúde e aPolítica Nacional da Atenção Básica e consiste em reconhecer a realidade decada comunidade e a partir disso, propor um plano de ação voltado para a prevenção,recuperação e promoção da saúde.

Duranteas visitas às unidades, foi possível conversar com a equipe de cada unidade eem seguida foi aplicado um questionário a fim de levantar os principaisproblemas de saúde e necessidades de cada comunidade. Os problemas pontuais ede maior urgência foram encaminhados para atendimento e resolução.

Apartir dos problemas que foram detectados, foi possível traçar objetivos eestratégias, a fim de oportunizar melhores condições de saúde à população.

Naúltima terça-feira,(01/10), a coordenação do projeto e os profissionais doCEMPS apresentaram à Secretária de Saúde, Rocicler Furtado, e à coordenadora daEstratégia Saúde da Família, Franciely Batista de Oliveira, o trabalhodesenvolvido nos bairros e também a proposta do Projeto Piloto para o bairroPraça.

Paraa Secretária de Saúde, "a iniciativa é de grande valia para o município e porisso, exige a participação efetiva das equipes de saúde da família e dasagentes comunitárias de saúde, que também ganharão enfoque neste trabalho" -afirma. Para isso, elas participarão de capacitações com a equipe do Núcleo deApoio à Saúde da Família - NASF do CEMPS com o objetivo de buscar melhorias naqualidade do atendimento prestado aos usuários do sistema.

Ainda segundo a Secretária, "esse trabalhoirá articular ações nãosomente no setor saúde, mas entre a saúde e educação, para o enfrentamento dasvulnerabilidades que comprometem a qualidade de vida das pessoas" - conclui.

(Texto e fotos: CEMPS TIJUCAS)