CEMPS retoma projeto de Caminhada em Tijucas

14/05/2013

O CEMPS (Centro Municipal de Promoção à Saúde) retomou nestasegunda-feira, dia 13, o programa "Caminho para a vida" - uma iniciativa quepromove a caminhada em grupos pela cidade através do Projeto Motivadores daAtividade Física.

Realizado todas as segundas, quartas e sextas-feiras, apartir das 8h, o projeto acontece em várias unidades de saúde do município,tendo cada um deles um grupo de caminhada formado por pessoas da comunidadepreviamente inscritas.

O programa é coordenado pelo Educador Físico do CEMPS, DeivisFrainer, e tem por principais objetivos melhorar o estilo de vida do paciente, evitando hábitos nocivos eainda, conhecendo e controlando os fatores de risco que levam às doenças. Alémdisso, quem participa do projeto acaba exercitando o auto-cuidado em saúde.

Segundo ocoordenador do programa, "o auto-cuidado é definido como o desempenho oua prática de atividades que os indivíduos realizam em seu benefício, paramanter a vida, a saúde e o bem-estar"- afirma.

Depois de iniciar a atividade, a próxima etapa é manter o compromisso depraticá-la com freqüência. De acordo com Frainer, seis meses após aadoção do novo comportamento, pode-se considerar a pessoa no estágio demanutenção e o desafio destafase é persistir neste novo modelo, evitando ou aprendendo a lidar comeventuais deslizes ou recaídas.

"E é aí que surge o maior desafio do profissional que supervisiona aatividade, ou seja, consolidar o processo com o paciente" - diz o educador.

Para obter mais informações ou se inscrever em um dos grupos do ProjetoCaminho para a Vida, procure a unidade de saúde mais próxima ou ligue para oCEMPS de Tijucas no telefone (48) 3263-5757.

(Texto: Karina Peixoto | Imagem: Logo do projeto | Fotos: CEMPS)