CEMPS terá Escola da Coluna

19/10/2011

Com o objetivo de melhorar otrabalho que já vem sendo desenvolvido e assim, ampliar o campo de ações, oCEMPS (Centro Municipal de Promoção à Saúde) está implantando novos projetosnas diferentes especialidades de atendimento.

Dentre muitos temaspossíveis de promoção à saúde, a equipe optou por trabalhar, neste primeiromomento, a coluna já que, além de essencial ao corpo humano, apresenta grande demandapor tratamento na população de Tijucas.

De acordo com a equipemultiprofissional do CEMPS, a degeneração da coluna é resultado de váriosfatores em conjunto, como: genética, hábitos de vida, obesidade, sobrecarga dacoluna, entre outros, podendo afetar as vértebras cervicais, torácicas,lombares e sacrais, que têm a funçãode sustentação, movimentação e proteção do nosso corpo.

Para isso, o centro dará início a um projeto intitulado Escola da Coluna,que tempor objetivo trabalhar orientações sobre a anatomia da coluna, osposicionamentos corretos, qual a alimentação adequada, e ainda, fatores derisco, doenças que promovem alterações na coluna, assim como exercícios dealongamento, fortalecimento, relaxamento e alívio da dor. Os profissionaisainda destacam que entre as medidas que ajudam a manter a coluna em ordem estáa constante prática de exercícios físicos.

O público-alvo destainiciativa é composto por pacientes que estão em tratamento ou que estão parareceber alta. Para isso, o grupo se reunirá todas as segundas-feiras à tardecom diferentes profissionais que trabalharão em conjunto no projeto.

O Secretário Municipal deSaúde, Sérgio Murilo Cordeiro afirma que com a Escola da Coluna, o tratamentodo paciente se estende por um período maior. "Nossa intenção é que o pacientetenha um acompanhamento e siga na realização de atividades mesmo depois deganhar alta" - afirma.

Ele ainda explica que com aprogressão do trabalho, os participantes também terão oportunidade de sugerir epromover atividades, possibilitando assim, a inclusão do paciente no seuprocesso de cura.

SOBREO CEMPS

O CEMPS (Centro Municipal dePromoção à Saúde) foi idealizado pela Administração Municipal de Tijucasatravés da Secretaria de Saúde, e consiste em um centro multiprofissional quetem por objetivo fornecer à população um local para realização de diferentes atividadesde promoção à saúde.

Localizado à Rua CoronelGallotti, 780, no bairro Praça, o CEMPS atende atualmente uma média de 150 pessoas por dia nas especialidadesde Fisioterapia, Hidroterapia, atividades físicas, Hidroginástica,Fonoaudiologia, Psicologia e Acupuntura.

Mais informações sobre oCEMPS com a Gerente Administrativa Geni Regina da Silva pelo telefone (48) 3263-5757.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro e CEMPS)