CMFA 2013 começa dia 16

11/03/2013

Foi realizado na última sexta-feira, dia 8, o CongressoTécnico do XXIII Campeonato Municipal de Futebol Amador de Tijucas. A ediçãodeste ano contará com a participação de 21 clubes, sendo 8 pela Série A e 13pela Série B, transformando a competição em uma das mais importantes de Tijucase ao mesmo tempo, o consagrando como um dos maiores eventos desta modalidade noEstado de Santa Catarina.

Durante o Congresso, que contou com a participação depresidentes e representantes de todos os clubes participantes, foi feita aapresentação do Calendário Esportivo deste ano (Programação Geral FME 2013). Como novidades, estão duas novas competições,tendo a primeira a ser realizada em abril.  Trata-se do Campeonato Estadual de Taekwondo queterá envolvimento de centenas de competidores de todo o estado, incluindo aparticipação de 100 atletas de Tijucas.

A segunda novidade para este ano será realizada em agostocom o I Campeonato Municipal de Sinuca que é resultado de inúmeras reivindicaçõespor parte da comunidade de Tijucas.

Ainda durante a solenidade o Prefeito Valério Tomazi falouda importância do envolvimento dos atletas e da comunidade de forma geral nasatividades esportivas e aproveitou a oportunidade para agradecer a todos peloenvolvimento em mais este evento da Administração Municipal.

"Esperamos que esta edição alcance o sucesso esperado e comisso, tenhamos mais um campeonato de sucesso, pelo qual nos tornamos referênciaem nosso estado" - disse o Prefeito.

O Superintendente da FME, Oscar Luiz Lopes também semanifestou e na ocasião pediu aos atletas e dirigentes que o espírito esportivoprevaleça.

"É com muita alegria que iniciamos esta edição do CampeonatoMunicipal e pedimos a todos que participem dos jogos com muita paz, responsabilidadee acima de tudo, espírito esportivo. Também aproveito para pedir a todos paraque cuidem de nossos estádios, preservem o que é nosso para que Tijucas tenhasempre boas condições em seus campos para os atletas e também para ostorcedores" - afirmou o Superintendente.

Para auxiliar na manutenção dos estádios, a AdministraçãoMunicipal, através da FME, adquiriu uma máquina roçadeira, a qual foiapresentada ao público durante o Congresso Técnico.

Na sequência também foram anunciados os homenageados desteano, os quais darão nome aos troféus do Campeonato 2013. Pela Série A seráprestada homenagem ao atleta Elói Duarte, falecido no ano de 2012 e que fezhistória no Tiradentes Esporte Clube. Já pela Série B o homenageado seráFabrício de Amorim, falecido em 2006 e que se destacou como atleta dos clubesCajuense, Fort Lux, Joáia e Renascença.

Após a apresentação dos troféus deste ano, também foianunciado o clube vencedor do Ranking de Clubes de Futebol de Tijucas que nesteano teve como 1º colocado o Esporte Clube Renascença, do Bairro Praça, com 3.270pontos.

Quem também foi homenageado foi oUnião Esporte Clube, do Porto da Itinga, que em no ano passado conquistou as 3competições que disputou: Campeonato Municipal da Série "A", Copa Rádio Vale ea Supercopa dos Campeões. Por conta destas conquistas, o clube foi premiado como troféu Tríplice Coroa do Futebol Tijuquense do ano de 2012.

O evento teve sequência com aDivulgação da Seleção do Ano de 2012 que a partir da votação de uma equipeformada por representantes da imprensa local, elegeu os 3 atletas que maisdestacaram em cada posição, premiando-os com os troféus Bola de Ouro, Bola dePrata e Bola de Bronze 2012. Confira a relação de premiados: Seleção do Ano - 2012

E como a data coincidiu com o DiaInternacional da Mulher, a Administração Municipal prestou uma homenagem atodas as mulheres presentes com a distribuição de rosas, as quais foram entreguespelo Prefeito Valério Tomazi e pelo Superintendente Oscar Luiz Lopes.

Ainda durante o Congresso tambémfoi cedido espaço ao artista plástico de Tijucas, Leandro Serpa. Natural doBairro Oliveira, Leandro retrata em seus quadros momentos do esporte edistintivos de clubes de Tijucas. Suas telas renderam uma exposição que já percorreudiversas cidades em todo o país, rendendo inúmeros prêmios em sua categoria.Como reconhecimento, a Administração Municipal entregou uma placa de homenagempelo trabalho do artista.

Além de receber os prêmios, osclubes também foram presenteados, como acontece todos os anos, com bolaspersonalizadas da FME. Ao final das homenagens também foi feito o sorteio daschaves, definindo assim, a ordem de participação dos clubes e os primeirosconfrontos pelo campeonato 2013.

A abertura do CMFA pela Série Aserá realizada dia 16 de março com abertura oficial no Estádio Cornélio Martins,no Porto da Itinga. Já pela Série B a competição terá início no dia 17 de março.

Mais informações na página oficial do CMFA 2013.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)