CRAS inicia atividades do PAIF

28/06/2013

A Secretaria Municipal de Ação Social de Tijucas deu início,através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), às atividades doPAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

Trata-se de um programa do Governo Federal que atua emcaráter continuado na comunidadevisando o fortalecimento da função deproteção das famílias. Para issopromove atividades que possam prevenir a ruptura de laços, promover o acesso e usufruto de direitose contribuir para a melhoria da qualidadede vida de determinada localidade.

De acordo com a Coordenadora do CRAS de Tijucas, Eluza ElenaVieira de Espíndula, "o PAIF é a base fundamental da "nova" política deassistência social e constitui no atendimento e acompanhamento das famílias, demodo proativo, protetivo, preventivo e territorializado, assegurando o acesso adireitos e a melhoria  da qualidade de vida" - explica.

Ainda segundo a coordenadora, a oferta deste serviço éobrigatória e exclusiva dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS.

Em Tijucas o programa é executado diretamente no CRAS emreuniões semanais abertas à comunidade, todas as terças-feiras a partir das15h. Nestes encontros os interessados discutem, recebem orientações eparticipam de palestras relacionadas, principalmente, ao convívio familiar.

Além dessas reuniões, o projeto atualmente também está acontecendode forma itinerante na localidade Casarão, graças a uma parceria entre o CRAS eo Grupo de Mulheres Negras Solidárias (GRUMNES) - entidade que atua fortementena comunidade e tem auxiliado na mobilização do programa atraindoparticipantes.

O encontro para a comunidade do Casarão será na próximaterça-feira (02/07), a partir 14h30, no Clube 13 de Maio. Na oportunidadeintegrantes da equipe do CRAS e pessoas convidadas para tratar de temasdiversos se deslocam até a comunidade para levar as informações diretamente à população.

Para saber mais informações sobre ofuncionamento do PAIF em Tijucas, visite o CRAS, que funciona em frente àDelegacia, no Bairro Praça ou ligue para (48) 3263-6194.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: CRAS de Tijucas)