Campanha orienta sobre prevenção à Tuberculose

23/03/2012

Foi encerrada nesta sexta-feira (23), dia mundial de combateà doença, uma campanha de conscientização em Tijucas para os perigos daTuberculose.

A mobilização organizada pela Secretaria Municipal de Saúdeatravés da Vigilância em Saúde, contou com curso de capacitação para agentes desaúde realizados durante toda a semana e culminou com uma panfletagem emdiferentes pontos da cidade nesta sexta-feira.

SOBRE A DOENÇA

De acordo com o Ministério da Saúde, a Tuberculose é uma doençainfecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente ospulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins emeninges (membranas que envolvem o cérebro).

SINTOMAS

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outrosapresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos(meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas maisfreqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presençade secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes,em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente àtarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado;rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade narespiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão eacumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimentodessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Para mais informações, procure as unidades de Saúde doMunicípio ou vá até a Vigilância em Saúde de Tijucas que funciona na Unidade deSaúde Dona Calina, no bairro Praça e atende pelo número (48) 3263-4452.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)