Carnaval atrai multidão para Avenida de Tijucas

15/02/2010

Uma multidão acompanhou o Desfile de Blocos no Carnaval Popular O Povo na Folia 2010 neste domingo (14), na Avenida Hercílio Luz, centro de Tijucas.

Nem mesmo a chuva que caiu minutos antes do horário previsto para iniciar o evento afastou as pessoas da Avenida Hercílio Luz, nem tirou a empolgação dos blocos. O ponto de partida foi um grande show pirotécnico, que durou vários minutos e coloriu o céu de Tijucas para anunciar a chegada do Carnaval.

E foi assim que entrou na avenida o bloco Alegria de Viver, composto por pessoas da melhor idade, acompanhados de familiares e amigos, abrindo o desfile ao lado do Prefeito Elmis Mannrich. Logo em seguida vieram os blocos: "Turbinados", "Vem com a Gente", "Herdeiros do Samba", "Skolatras", "Desenferruje", "Feijoada do Bochecha", "Os vira-latas" e "Os chinelões". Eles vieram com camisetas, carros de som e alguns até com baterias e percussão.

Logo depois foi a vez dos blocos participantes do concurso entrarem na avenida. A primeira apresentação foi do Bloco "Perdidos na Noite" que neste ano comemorou dez anos de folia. Com um grande dinossauro como destaque, o bloco trouxe para as ruas aspectos marcantes da história de Tijucas que em 2010 comemora seu Sesquicentenário. Como candidata a rainha, o bloco apresentou Jacirara Terezinha Alves, que durante todo o desfile mostrou muita alegria e disposição para o samba.

Já na seqüência estava o bloco "Os Incansáveis" que apresentou a história da cidade seguindo uma cronologia dos fatos, desde o seu descobrimento. Retratou os indígenas, a pesca, o artesanato, os afro-descendentes e colocou como destaque pontos turísticos e históricos de Tijucas como o Casarão Gallotti - recentemente restaurado. Além disso, muitos de seus integrantes traziam fantasias e adereços que abrilhantaram o desfile do bloco. Como candidata a rainha, estava Thaís Nunes Cardoso, que esbanjou simpatia e animação.

O último bloco foi o "100% tá doido" que, além dos pontos tradicionais de Tijucas, também resgatou a histórica fama dos tijucanos de criar pássaros. Para isso, representou em um de seus carros diversas gaiolas, acompanhadas de imagens, também, do Casarão Gallotti,  da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, do cais da Praça Henrique Ternes e ainda, da Ponte Bulcão Viana. Além da candidata à rainha, a bela Jéssica Roslindo, o bloco ainda trouxe o passista Toninho, conhecido de outros carnavais pela performance alegre e divertida na avenida.

Avaliando todos eles estava o grupo de jurados, formado por importantes personalidades do mundo carnavalesco. O jornalista Carlos Damião, o mestre de Bateria Éder Bráulio Leone e o carnavalesco e decorador Renilson Trindade tiveram que avaliar cada um dos blocos a partir dos quesitos Originalidade, Conjunto e Criatividade. Já as candidatas à rainha, eram analisadas por sua beleza, simpatia e samba no pé.

"Gostei muito de participar, de ver um carnaval feito pelo povo, como deve ser" - afirmou Carlos Damião, um dos jurados deste Carnaval.

SAIBA MAIS SOBRE OS JURADOS AQUI!

O BLOCO VENCEDOR

A apuração das notas e a divulgação do bloco vencedor acontece nesta terça-feira (16) a partir das 20h no palco de shows da Praça Sebastião Caboto.

Antes disso, na noite desta segunda-feira (15) haverá música ao vivo com o Grupo Bom Motivo e Banda Paradigma no mesmo palco de shows.

Confira mais fotos em nosso álbum!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)