Carnaval também é tempo de prevenção

07/02/2013

Com a chegada doCarnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas, em parceria com a SecretariaMunicipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos vai intensificar ainda maissuas ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, com enfoqueespecial para o HIV/AIDS e a hepatite viral tipo B.

Dentre as ações programadas está adistribuição de 15 mil preservativos masculinos, além de material impresso queserá entregue em pontos estratégicos durante todo o carnaval, incluindo odesfile de blocos e os bailes de carnaval.

De acordo com a Secretaria de Saúde, "énessas épocas de descontração que se deve dar atenção especial à prevenção dasdoenças sexualmente transmissíveis".

A campanha deste ano tem comoslogan: "Camisinha: o adereço certo para o seu carnaval" e tem como públicoalvo, jovens e adultosque são os que mais se expõem aos riscos de contágio. "O carnaval estimula aliberação das fantasias, do uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, além demaior tolerância quanto ao sexo praticado sem que haja o senso crítico quanto àproteção individual e do outro" - diz a Responsável pelo Programa DST/HIV/AIDS e HIV de Tijucas AnemariTheisen.

Ela ainda afirma que "o número de notificaçõese casos das DSTs está aumentando. Por isso intensificamos nossas ações incentivandoo uso do preservativo como fator de proteção" - completa.

ÍNDICES DA DOENÇA

De acordo com informaçõesda Secretaria, registros revelam que desde 1984, Santa Catarina registrou 27.992 casosde AIDS, sendo 27.044 em adultos e 948 em crianças. No mesmo período foinotificado também o vírus HIV em 4.926 gestantes. A incidência de AIDS emadultos no ano passado foi de 24,6 casos para cada 100 mil habitantes.

No público infantil, a proporção foi de 2,6casos por 100 mil crianças menores de cinco anos. Em nosso município foramnotificados 9 novos casos de AIDS em adultos. É baseado nestes dados que nosso município através do Programa Municipalde DST/HIV/AIDS e HV vêm atuando na distribuição de material informativo epreservativos para a proteção e prevenção das DSTs na população.

No ano de 2012 foram distribuídos 164.424 unidades de preservativomasculino nos postos de saúde e também em locais parceiros da campanha. O preservativo é um insumo de prevenção prático,gratuito e confiável na redução da transmissão das doenças sexualmentetransmissíveis, bem como de uma gravidez não planejada.

(Texto: Secretaria de Saúde de Tijucas | Imagem: Divulgação Ministério da Saúde)