Carteiras de Identidade agora são solicitadas no Terminal Rodoviário

18/01/2011

A partir de agora as pessoas que precisam solicitar primeira ou segunda via da Carteira de identidade em Tijucas, devem procurar a nova sede do IGP (Instituto Geral de Perícias) em nosso Município.

A partir de uma parceria entre a Polícia Civil e a Administração Municipal de Tijucas, o serviço que antes era oferecido na Delegacia da comarca, agora está sendo prestado em uma sala específica no piso superior do Terminal Rodoviário Miguel Vieira de Brito, no centro de Tijucas.

Lá as pessoas recebem as orientações necessárias, preenchem os formulários requisitados e fazem a solicitação do novo documento. O pedido é enviado para Balneário Camboriú, onde a carteira é confeccionada, e a entrega do novo documento acontece no prazo médio de trinta dias.

De acordo com a responsável pelo setor em Tijucas, Renata Maria de Souza Costa, "em torno de 20 pessoas têm sido atendidas diariamente na nova sede, no entanto, sabe-se que a demanda é bem maior e a tendência é que esse número aumente a medida que as pessoas saibam de nosso novo endereço" - explica.

Para fazer o pedido da primeira via da carteira de identidade, é preciso apresentar duas fotos 3x4, além de Certidão de Nascimento no caso dos solteiros e de Certidão de Casamento civil para os que são casados, viúvos, separados judicialmente, divorciados ou desquitados. Ambas devem ser apresentadas em formato original e cópia, acompanhadas do pagamento de uma taxa que pode ser retirada no site do IGP (www.igp.sc.gov.br) ou em algum despachante.

No caso de primeira via o cidadão pagará a taxa no valor de R$ 13,30 e para segunda via o valor é de R$ 22,20.

"O pedido de segunda via deve ser feito nos casos em que a pessoa já possua registro em Santa Catarina e queira apenas fazer uma cédula nova. Caso contrário, o pedido é de primeira via, criando assim o primeiro registro para o cidadão" - explica Renata.

Renata também alerta que pessoas menores de idade só poderão solicitar a carteira se estiverem acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.

O IGP em Tijucas funciona de segunda a sexta-feira das 13h às 18h na Sala 08 do piso superior do Terminal Rodoviário e atende pelo telefone (48) 3263-7407.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva / PMT)