Casarão Gallotti revive tradição do Divino

07/06/2010

Uma emoção que há muitos anos não era sentida pelos moradores de Tijucas foi revivida neste domingo (06) durante a Festa do Divino Espírito Santo 2010.

Relembrando os velhos tempos, o Casarão Gallotti serviu de ponto de partida para o Cortejo Imperial da Festa que neste ano, é organizada pela Comissão de Bandeireiras do Bairro Oliveira.

Assim como na época em que a família vivia na Casa, Imperador, Imperatriz, damas e pajens utilizaram da beleza de suas escadarias e jardins para marcar a saída do cortejo em direção à Igreja Matriz de Tijucas.

Devidamente decorado com motivos do Divino Espírito Santo, o Casarão Gallotti encantou a todos que o visitaram neste final de semana e emocionaram aqueles que acompanharam esta tradição anos atrás.

"Além de decorar a casa e deixar o espaço aberto para toda a comunidade, tivemos o cuidado de relembrar um costume da família Gallotti, que entregava cartuchos de amêndoas para todos os integrantes do Império do Divino. Em homenagem à família e em comemoração aos 150 anos de Tijucas, resgatamos este fato e entregamos a lembrança a todos que participam do cortejo imperial neste ano. Foi um momento único" - afirma Adriana Porto Faria, Presidente da Funcultrati.

Os cartuchos foram entregues pelo Prefeito Elmis Mannrich, que também acompanhou o cortejo juntamente com as demais autoridades e festeiros.

"Este foi certamente um dos momentos mais bonitos que a festa do Divino Espírito Santo já viveu" - afirmou o Prefeito Elmis Mannrich ao relembrar do orgulho da Administração Municipal por ter restaurado o importante imóvel.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)