Cemitério Municipal se prepara para Dia de Finados

14/10/2010

Além das inúmeras melhorias pelas quais vem passando nos últimos meses, o Cemitério Municipal de Tijucas está adotando medidas especiais por conta do dia de finados, referentes à realização de obras e lavação de túmulos.

De acordo com comunicado publicado pela equipe administrativa do Cemitério, só serão permitidas obras de construção e reforma de túmulos, além da lavação de túmulos com máquinas lavadoras de alta pressão (tipo Wap) até o próximo sábado, dia 23 de outubro.

Depois desta data, os serviços de limpeza ficarão por conta da Administração do Cemitério, podendo ser feita por pessoas da comunidade somente com a utilização de vassouras e baldes.

"A medida tem por objetivo evitar que túmulos laterais aos que são lavados ou reformados fiquem sujos ou danificados." - afirma Artur Tomazoni Filho.

PROGRAMAÇÃO DIA DE FINADOS

No dia 02 de novembro, Dia de Finados, haverá a tradicional missa que será celebrada em uma tenda instalada em frente à Capela Mortuária. A celebração está marcada para às 9h.

Neste dia os visitantes poderão conferir a nova estrutura do Cemitério que passou por reforma e ampliação. Foram recuperados muros e jazigos, além do desmanche dos chamados "jazigos coletivos". Trata-se de antigas construções que abrigavam indigentes e também pessoas carentes do município, que não tinham condições financeiras de construir túmulos individuais.

Os ossos retirados destes jazigos foram encaminhados para um ossário, construído ao final do cemitério e que conta com identificação dos respectivos finados. De acordo com Artur Tomazoni, responsável pela administração do Cemitério Municipal, "além de dar melhor aspecto e organização ao cemitério, a implantação deste ossário também gerou mais espaço para construção de novos túmulos" - disse.

Outra melhoria foi o complemento da pavimentação do caminho principal do cemitério, que dá acesso às lápides. Além disso, a rua lateral ao cemitério, na parte externa, recebeu nova tubulação, evitando assim, inundações no local.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)