Cemitério de Tijucas fica repleto de visitantes no Dia de Finados

03/11/2010

Como já é comum todos os anos, além de pessoas da cidade, inúmeros visitantes vindos de outros municípios da região visitaram o Cemitério Municipal de Tijucas nesta terça-feira (02), Dia de Finados.

Durante todo o dia milhares de pessoas passaram pelo local, para deixar flores, orar e reverenciar parentes e amigos sepultados em nosso município.

No início da manhã uma Missa foi realizada em frente à Capela Mortuária do Cemitério, contando com a participação de centenas de pessoas e mais tarde, ainda pela manhã, um culto também foi celebrado no local.

Na ocasião os visitantes puderam conferir as melhorias feitas no cemitério, que passou recentemente por uma grande obra de revitalização e reorganização dos túmulos. Foram recuperados muros e jazigos, além do desmanche dos chamados "jazigos coletivos". Trata-se de antigas construções que abrigavam indigentes e também pessoas carentes do município, que não tinham condições financeiras de construir túmulos individuais.

Os ossos retirados destes jazigos foram encaminhados para um ossário, construído ao final do cemitério e que conta com identificação dos respectivos finados. De acordo com Artur Tomazoni, responsável pela administração do Cemitério Municipal, "além de dar melhor aspecto e organização ao cemitério, a implantação deste ossário também gerou mais espaço para construção de novos túmulos" - disse.

Outra melhoria foi o complemento da pavimentação do caminho principal do cemitério, que dá acesso às lápides. Além disso, ruas laterais ao cemitério estão sendo pavimentadas e por isso também receberam nova tubulação.

Outro diferencial conferido pelos visitantes foi o sistema informatizado de cadastramento de lápides. Pioneiro no uso desta tecnologia, Tijucas foi o primeiro cemitério do estado a contar com um sistema que tem cadastrados todos os nomes dos sepultados e a localização de seus túmulos. Aliado a tudo isso, o local ainda recepcionou os visitantes com músicas religiosas, apresentadas por caixas de som instaladas ao longo de todo o cemitério.

"Sabemos que Tijucas conta com um dos Cemitérios mais importantes e bem visitados do estado e por isso estamos sempre melhorando seus acessos, sua estrutura interna e tornando-o ainda mais harmonioso e agradável de se visitar" - disse o Prefeito Elmis Mannrich.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)