Cerimônia oficializa doação de imóvel para construção do Posto da PMR

28/08/2013

A comunidade de Nova Descoberta acompanhou nesta terça-feira(27) a cerimônia que oficializou a doação de um terreno por parte do Municípiode Tijucas ao Governo do Estado de Santa Catarina para construção de um postoda Polícia Militar Rodoviária Estadual.

A solenidade foi realizada no Centro de Eventos da CapelaSanto Antônio, na localidade de Nova Descoberta, com a presença de inúmerosmoradores, além de autoridades locais, regionais e do estado.

Localizada às margens da SC 410, a área repassada ao Estadofoi desapropriada por meio de Decreto Municipal e oficializada pela Lei número 2488/2013,que autoriza o Município de Tijucas a fazer a doação do imóvel.

Durante a cerimônia o Presidente do Poder Legislativo deTijucas, Luiz Rogério da Silva se manifestou a respeito e ressaltou aimportância daquele ato para Tijucas e região. Ele também aproveitou aoportunidade para agradecer aos demais vereadores pela votação realizada nanoite anterior em caráter de urgência visando autorizar o município a fazer areferida doação.

Em seguida o Deputado Estadual Dado Cherem também fez uso dapalavra e pediu às autoridades estaduais que agilizem o processo de construçãodo posto a fim de garantir maior segurança aos usuários da rodovia que é marcadapelo infeliz rótulo de "rodovia da morte".

O Comandante da Polícia Militar de SC, Coronel NazarenoMarcineiro falou das ações que têm sido implementadas na região a fim dediminuir o número de acidentes de trânsito e reforçou que a construção do novoposto não se limitará ao controle de tráfego na rodovia.

"A vinda deste posto para a SC 410 não somente agilizará onosso atendimento e aumentará a fiscalização aos usuários da rodovia, comotambém irá refletir na segurança da região como um todo, afinal, mesmo sendorodoviária, a Polícia Militar estará presente atuando de forma efetiva nocombate ao crime e garantindo a segurança dos cidadãos" - disse.

Ele também garantiu que assim que findarem os prazos etrâmites burocráticos envolvidos na construção do novo posto, a Polícia Militarfará da forma mais breve possível a equipagem da unidade e envio de efetivopara atuação no local.

"Estamos buscando agilizar ao máximo a concretização desteprojeto que só tem sido possível graças ao gesto do Prefeito de Tijucas e oapoio dos vereadores deste município que viabilizaram a doação deste imóvel" -concluiu.

O Secretário de Estado de Infraestrutura Valdir Cobalchini afirmouque fará tudo que estiver ao seu alcance para agilizar o início da obra e naocasião, anunciou que o processo licitatório para revitalização da SC 410 jáfoi concluído.

"Em breve o nosso Governador estará aqui na região novamentepara anunciar o início das obras de revitalização da SC 410, que estão previstaspara os próximos meses" - disse.

O Secretário também aproveitou a oportunidade para anunciar quea pavimentação da Avenida P2 (extensão da Avenida Bayer Filho que liga o centrode Tijucas à SC 410) também já teve processo licitatório concluído.

"O processo licitatório já foi encerrado e em poucos diasteremos a liberação dos recursos para início de mais esta importante obra paraTijucas e região" - concluiu o Secretário.

Em sua fala, o Prefeito Valério Tomazi agradeceu a presençadas autoridades e o empenho de todos os envolvidos na vinda deste novo posto elembrou de vidas que foram tragicamente interrompidas naquela rodovia.

"Em nome do falecido Valentim, querido morador da localidadede Nova Descoberta, lembramos de todos que lutaram e ainda lutam por maissegurança nesta rodovia que infelizmente já fez muitas vítimas. Esperamos que oposto policial seja construído em breve e colocamos mais uma vez o município deTijucas à disposição do Governo do Estado e da Polícia Militar para o que forpreciso" - disse o Prefeito.

HOMENAGEM

Durante a solenidade a Polícia Militar prestou uma homenagemao policial recentemente falecido Edson Freiberger. O Major Mauro Palma Rezendeconduziu a homenagem e as autoridades presentes entregaram um buquê de flores àviúva e aos filhos do militar em forma de reconhecimento pelo trabalho exercidopelo policial ao longo de toda sua carreira.

VISITA À PONTE DA ITINGA

Logo depois da solenidade no Centro de Eventos da CapelaSanto Antônio, o Prefeito de Tijucas, Valério Tomazi acompanhou o Secretário deEstado de Infra Estrutura Valdir Cobalchini em uma visita às obras da Ponte daItinga. O Secretário fez questão de passar pelo local para vistoriar o serviçoque está sendo executado pelo Governo do Estado sob supervisão de sua pasta.Além de Cobalchini e do Prefeito, também acompanharam a visita o Diretor doSamae de Tijucas, Wilson Bernardo de Souza e o Secretário de Indústria,Comércio e Turismo, Antônio Cantalício Serpa. No local eles puderam verificar oandamento da obra que já está em fase de conclusão da parte de fundação. Opróximo passo será construir a parte de superestrutura da ponte, o que deve ser iniciadoainda na primeira quinzena de setembro.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)