Temporariamente indisponível
19/05/2010
A madrugada desta quarta-feira (19) foi tensa em Tijucas por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade.
Por conta do grande volume de água as ruas ficaram alagadas e o trânsito ficou interrompido em vários pontos do município.
Trabalhando de maneira preventiva e em estado de alerta, a Defesa Civil de Tijucas começou a atuar já no início da noite, por volta das 21 horas, quando a situação começou a se agravar.
A partir do programa de prevenção adotado em Tijucas a Defesa Civil pôde monitorar as áreas de risco de forma constante. Isto é possível graças a um Plano de Gerenciamento de Crise criado em setembro de 2009 e que dispõe de um cadastro de localidades vulneráveis e ao mesmo tempo, pessoas que compõem uma equipe operacional na comunidade, informando sobre a situação nos pontos mais sensíveis, sobre a condição dos moradores e possíveis abrigos.
Em ronda por toda a cidade foi possível detectar pontos alagados no centro e em algumas localidades do interior, onde também foi registrado rompimento de ponte, pontilhões e bueiros.
Ao amanhecer algumas medidas foram adotadas para evitar maiores transtornos. Como em alguns pontos o acesso e o trânsito de pedestres e veículos ainda é complicado, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas nas creches municipais nesta quarta-feira (19) e está orientando os alunos das demais escolas a freqüentarem as aulas normalmente, com exceção daqueles que por algum motivo ainda estejam impossibilitados de se deslocar de suas residências.
Os postos de saúde também terão atendimento especial. No interior, em especial as unidades de Campo Novo, Porto do Itinga e Centro do Itinga não estarão atendendo nesta quarta-feira. Já a unidade de saúde da Joáia também estará atendendo de forma parcial durante todo o dia de hoje.
"Foi uma noite difícil, preocupante, porém, estávamos o tempo todo monitorando a cidade e acompanhando possíveis necessidades de remoção de famílias e outras ações de proteção à comunidade. Graças a Deus isso não foi preciso, porém, tivemos alguns estragos nas ruas, estradas e acessos aos bairros. Por isso, hoje será um dia de limpeza da cidade e trabalho de reparo desses pontos" - afirma Sheila Dias Machado, Presidente da Defesa Civil em Tijucas.
Para mais informações ou pedido de auxílio, o cidadão deve ligar para (48) 3263-0150.
.
Nas fotos:
1) Avenida Bayer Filho
2) Casa alagada na Rua Gaudêncio Campos
3) Igreja Santa Terezinha
4) Avenida Hercílio Luz
.
(Texto e fotos: Karina Peixoto)
© 2024. Prefeitura Municipal de Tijucas
- Santa Catarina - Brasil