Cidadãos precisam fazer Cartão Nacional da Saúde

10/01/2012

A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas faz um novo alerta à comunidade para a confecção de um cartão que está sendo exigido em todo o país, a partir de uma determinação do Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério, "o Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.

Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação." - diz o portal oficial do Ministério.

"Estamos informando os cidadãos de Tijucas desde junho do ano passado, mas agora temos que intensificar este alerta já que a partir de janeiro deste ano nenhum procedimento está sendo autorizado sem apresentação deste cartão" - informa o Secretário de Saúde Sérgio Murilo Cordeiro.

Ainda segundo o Secretário, o pedido do Cartão Nacional de Saúde pode ser feito em qualquer unidade de saúde do Município e também no CEMPS, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para isso, o cidadão precisa apresentar cópia do CPF, RG e Comprovante de Residência.O cartão é exigido em todos os procedimentos da saúde pública, incluindo atendimento, solicitação de medicamentos, consultas, exames e até mesmo transporte de pacientes.

Marcelo Ribeiro dos Santos (foto) já providenciou o seu cartão. Faça como ele! Mais informações na Secretaria de Saúde pelo telefone (48) 3263-8800.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Banco de Imagens e Anderson de Castro)