Começa a 11ª Semana de Museus em Tijucas

15/05/2013

Foi aberta nesta quarta-feira, dia 15 de maio, a 11ª Semanade Museus em Tijucas. Completando um ano de fundação, o Museu Tijucas participapela primeira vez deste evento que é uma iniciativa do IBRAM (Instituto Brasileirode Museus).

A Semana acontece simultaneamente em 535 municípiosbrasileiros, totalizando o envolvimento de mais de 1,2 mil instituições em todoo país.

Com o tema "Memória + Criatividade = Mudança Social", oevento tem por objetivo mobilizar os museus brasileiros com uma programaçãoespecial ao longo de toda a semana.

Em Tijucas a programação segue até o dia 18 com palestras,visitas guiadas e ações educativas, sob a coordenação do Museólogo do MuseuTijucas, Tiago Lessa de Miranda.

A cerimônia de abertura foi realizada no Anfiteatro LedaRegina de Souza com a presença de dezenas de estudantes.

Na oportunidade, o Prefeito Valério Tomazi e a SecretáriaMunicipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos de Tijucas, Adriana PortoFaria, falaram sobre a importância de incluir o município pela primeira vezneste evento e de ter um espaço como este em Tijucas.

Logo em seguida a Professora da UDESC Viviane Borgespalestrou sobre o tema "Arquivos Marginais: crime e loucura em SC". Em suaapresentação, a docente - que foi também uma das pesquisadoras responsáveispelo projeto de implantação do Museu Tijucas -, falou sobre sua experiência naorganização dos acervos da Penitenciária de Florianópolis e do Hospital ColôniaSant"Ana.

Para conferir a programação da 11ª Semana de Museus emTijucas, acesse o convite do evento: PROGRAMAÇÃO MUSEU TIJUCAS - SEMANA MUSEUS

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)