Começa a Semana Municipal de Combate à Violência em Tijucas

14/05/2013

Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 13, a 8ª SemanaTijuquense de Combate à Violência, ao Abuso e Exploração Sexual de crianças eadolescentes.

Instituída pela Lei municipal número 1983/2006, a Semana tempor objetivo mobilizar a comunidade de Tijucas em torno do tema e conscientizara população em geral sobre a importância de combater todo tipo de violência eabuso contra crianças e adolescentes.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito deTijucas, Valério Tomazi, da Secretária de Ação Social, Sheila Dias, daPresidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deTijucas, Rosely Steil e do Coordenador do Projeto Ciranda, da UNIVALI, EdgarAntônio Piva.

Já como representante da Comissão Organizadora da 8ª SemanaTijuquense estava Cláudia Beatriz Venâncio e como entidades de apoio, também sefizeram presentes o Gerente do SESC Tijucas, Joezer Goulart Maria e aConselheira Tutelar de Tijucas Lusete de Fátima Aristimunho.

Depois dos pronunciamentos das autoridades foi iniciada apalestra com a pedagoga, advogada e Presidente do Fórum Catarinense pelo fim daviolência, Eli Aparecida Camargo.

Em sua manifestação, ela retratou aspectos da sociedademoderna e enfatizou comportamentos que embora pareçam distantes, infelizmente,fazem parte da realidade de muitas famílias. Ela também parabenizou o Municípiode Tijucas por contar com uma lei municipal para a realização deste evento.

Na edição deste ano, a grande novidade é uma campanhaintitulada "Vacinação contra maus tratos" que contará com o envolvimento deestudantes de todas as escolas do município como multiplicadores da campanha.Eles farão abordagens em grupo por toda a cidade levando à populaçãoinformações sobre os direitos da criança e orientando as pessoas a denunciaremcasos de violência.

A mobilização dos estudantes foi iniciada nesta terça-feira (14)e seguirá durante toda a semana tendo encerramento na Rua da Amizade, que serárealizada no sábado, dia 18.

Na sexta-feira, dia 17, além da campanha de vacinação tambémserá feita a exibição de um filme para adolescente da rede no Anfiteatro LedaRegina de Souza. O filme será exibido em duas sessões, sendo uma às 9h e outraàs 14h30.

Para mais informações, procure a Secretaria Municipal deAção Social pelo telefone (48) 3263-0150.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)