Começa a Semana da Paz 2009 em Tijucas

19/10/2009

Uma cerimônia realizada nesta manhã (19) em frente à Prefeitura de Tijucas abriu oficialmente a IV Semana da Paz. Instituído pela Lei Municipal 2018/2006, o evento tem por objetivo despertar na comunidade o significado da paz e pedir reflexão de todos sobre a maneira como cada um de nós pode buscá-la no dia a dia de nossas vidas.

Na abertura houve manifestação do Pastor José Cardoso, que deixou sua mensagem sobre o tema e alertou a todos os presentes sobre o quanto a falta de paz pode nos trazer violência, insegurança, infelicidade e angústia.

O Prefeito Elmis Mannrich também fez uso da palavra, agradecendo à comunidade e aos membros da Comissão da Paz, e relembrou como surgiu a ideia de instituir esta Semana através de Lei Municipal.

Na ocasião também foi feita a apresentação e premiação da Bandeira da Paz de Tijucas, escolhida através de concurso no ano passado. A idealizadora do desenho vencedor foi Eliane Orsi Rosa, que na oportunidade recebeu das mãos do Prefeito Elmis o troféu de primeiro lugar no concurso.

A Bandeira da Paz estará hasteada durante toda a semana em locais públicos e serve de símbolo para o evento e para o Município, de maneira geral.

Logo após a solenidade de abertura da Semana, alunos, professores e membros da comunidade em geral partiram para uma caminhada que seguiu da Prefeitura até a Igreja Matriz, retornando até o ponto de partida, passando pelas principais ruas da cidade.

A programação da Semana continua. Confira:

Terça-feira (20):  Durante todo o dia: Visita de estudantes à comunidade durante todo o dia levando mensagens de paz.

Quarta-feira (21) às 19h: Palestra com equipe do SENAT de Florianópolis sobre Paz no Trânsito. Local: Anfiteatro Leda Regina de Souza.

Quinta-feira (22): Logo no início do dia, às 8h, haverá a abertura da Conferência Municipal de Cultura com o tema "Por uma cultura de Paz" no Anfiteatro Leda Regina de Souza. O evento vai discutir políticas públicas para a cultura de Tijucas e vai receber visita de Secretários e Diretores de Cultura de outros municípios da região. Já à noite, às 20h haverá visita de estudantes à Câmara Municipal de Vereadores para que também levem ao Poder Legislativo uma mensagem de paz.

Sexta-feira (23): A partir das 8h30m será realizado na Secretaria de Educação o Café da Paz. Todos os anos esta solenidade premia duas pessoas de Tijucas que tenham se destacado na comunidade por algum trabalho social e comunitário. São os chamados "Cidadãos da Paz".

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Flávia Mafra Elizandro)