Começa a Semana da Paz em Tijucas

14/10/2013

Foi aberta nesta segunda-feira, dia 14de outubro, a VIII Semana da Paz de Tijucas 2013. A aberturafoi realizada na Concha Acústica Nagip Elias Abadala, no centro da cidade, coma presença de um grande número de estudantes, professores e autoridades locais.

Durante a abertura o Vice-prefeito deTijucas, Ailton Fernandes, se manifestou aos presentes representando o PrefeitoValério Tomazi. Na oportunidade ele ressaltou a importância da iniciativa,agradecendo o empenho de toda a comunidade escolar e em seguida declarou abertaa Semana da Paz 2013.

A Secretária Municipal de Educação, Lorena deOliveira Silva também se pronunciou e retratou aspectos da cultura de paz quevem sendo trabalhada nas escolas municipais ao longo de todo o ano.

Também durante a cerimônia, a estudante Luana,da Escola João Caetano, conduziu uma oração a São Francisco de Assis, a qualpede a Deus que todos sejamos instrumentos da paz.

Logo em seguida o Professor de EducaçãoFísica Alex Amorim coordenou exercícios de alongamento com o propósito deaquecer os alunos para a Caminhada da Paz que iniciou logo depois.

Durante todo o percurso estudantes eprofessores estiveram acompanhados de músicas e mensagens de paz, chamando aatenção das pessoas para a importância desta semana.

Os alunos de creches também participaram daatividade no trenzinho da alegria que fez todo o percurso da caminhada. Noretorno à Concha Acústica os participantes foram servidos de água e frutas para reposiçãodas energias e em seguida, a Coordenadora do Grupo de Danças Circulares daUnipaz (SC), Terezinha Derner deu início às Danças Circulares com envolvimentode todos os presentes.

A atividade culminou em um grande abraço pelapaz dos quais participaram centenas de estudantes e professores.

As atividades da Semana da Paz seguem até sexta-feiraconforme programação abaixo:

PROGRAMAÇÃO

Ainda nesta segunda-feira, dia 14, às 19h, no Tijucas Clube,será ministrada uma palestra sobre a Paz com aPsicóloga da UNIPAZ Elaine Marta Pavezi Raymundo, tendo como tema "A Paz é ocaminho".  Na ocasião estarão presentes os professores da rede municipalde ensino de Tijucas, os quais também estarão comemorando o Dia do Professor,celebrado no dia 15 de outubro.

Nos dias 16 e 17 de outubro com atividades nas escolas,incluindo momentos de reflexão, merenda da paz (com cardápio especial para asemana), além de discussões sobre a paz através de palestras específicas sobreo tema.

Ao mesmo tempo, na Secretaria Municipal de Educaçãovão acontecer palestrassobre a Paz, sendo uma no dia 16 às14h com Luiz Muller sobre "A Paz e as emoções" e outra, dia 17, às 14h com Rosemary Pacheco sobre o tema "Onde começa apaz".

A semana encerra no dia18 com um Culto Ecumênico seguido de Café da Paz,quando também será feita a entrega do Certificado "Cidadão da Paz 2013". Paraeleição do cidadão, diversos nomes foram indicados desde junho deste ano nasescolas de Tijucas através do Livro da Paz que visitou as escolas durante todoeste período, acompanhado da Colcha de Retalhos. Além do Cidadão eleito, todosos indicados serão homenageados no Café da Paz. O evento está marcado para às 8h30 no Tijucas Clube.

Confira mais fotos da abertura em nosso álbum!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)