Começa a V Semana da Paz em Tijucas

18/10/2010

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (18) a V Semana da Paz em Tijucas. O evento é realizado todos os anos no mês de outubro e tem por objetivo propagar e buscar a reflexão sobre a paz na comunidade.

A cerimônia de abertura, realizada na Praça Nereu Ramos com a presença de estudantes do município, foi feito o hasteamento da Bandeira da Paz de Tijucas e em seguida, a estudante Bruna Eufrásio Pereira recitou a poesia "Oração pela paz no mundo".

Na ocasião a Secretária de Educação Márcia Machado Maurício deixou sua mensagem ressaltando a importância de pensarmos sobre a paz. "Mais importante do que ter esta bandeira hasteada em nosso município, é o que cada um de nós sentimos e o que buscamos fazer para promover a paz interior e também na nossa comunidade" - disse a Secretária.

O Prefeito Elmis Mannrich também esteve no evento e aproveitou a ocasião para agradecer o empenho de todos neste evento que foi idealizado no primeiro ano de sua administração. "A ideia desta Semana surgiu no ano de 2006 e desde então tem sido realizada todos os anos, como forma de incentivar a reflexão sobre a paz em nossa sociedade. E a paz se reflete nas boas ações que fazemos todos os dias, buscando sempre agir com simplicidade, gratidão e companheirismo. Tudo isso nos traz a paz interior que precisamos para levar a paz às demais pessoas com quem convivemos" - disse o Prefeito.

O aluno Márcio da Apae de Tijucas também fez questão de se manifestar aos presentes e de forma simples e sincera, ressaltou que para termos paz é preciso agir com o coração.

Encerrada a cerimônia, todos partiram em uma caminhada pela paz, que teve como destino o Lar Santa Maria da Paz. Lá todos se reuniram em torno dos idosos e ouviram uma mensagem apresentada pela senhora Olinda Martelli de Azevedo, moradora do Lar há mais de seis anos.

Logo em seguida, o Prefeito Elmis, a Secretária Márcia, professores e crianças receberam uma flor branca confeccionada pelos idosos para simbolizar a paz. Quem também se fez presente foi o Mosenhor Affonso Emendoerffer, que após um período afastado para tratamento de saúde, rezou sua primeira missa depois da recuperação. "Estou feliz porque justamente hoje, em que Tijucas celebra a paz, pude voltar a celebrar missas" - disse o Mosenhor ao receber os cumprimentos do Prefeito Elmis.

A programação deste primeiro dia de Semana da Paz ainda conta com a apresentação do filme "A Corrente do Bem", marcada para às 19h no Anfiteatro Leda Regina de Souza.

Outras atividades estão previstas até sexta-feira para celebrar a semana que, de acordo com a Secretária Márcia, não termina neste dia. "Esta Semana não termina na sexta-feira, afinal, estes dias servem apenas de alerta para que tenhamos em mente a busca pela paz todos os dias de nossas vidas" - concluiu a Secretária.

Confira o restante da programação aqui: Semana da Paz 2010

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)