Começa a Vacinação contra a Gripe

25/04/2011

Teve início nesta segunda-feira, dia 25 de abril, a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Neste ano o Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina para trabalhadores de saúde, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, gestantes, além dos idosos a partir dos 60 anos e povos indígenas.

Esta alteração no público da campanha foi adotada porque as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos.

Para a vacinação de crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez.

"É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose. Estas pessoas são mais vulneráveis a adquirir gripe e desenvolver alguma complicação decorrente dela" - afirma o Secretário de Saúde de Tijucas Sérgio Murilo Cordeiro.

A campanha segue até o dia 13 de maio, tendo 30 de abril como o Dia de Mobilização Nacional.

A meta da vacinação é de 80% da população alvo, sendo que neste ano a vacina possui três cepas de vírus diferentes: dois vírus causadores da gripe comum e a cepa do vírus da Gripe A H1N1.

"A vacina protege esta população por um ano e só nos traz benefícios. Segundo dados do Ministério, a vacina é segura e apenas pessoas com alergia à proteína do ovo não devem ser imunizadas" - explica a Coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas Karina Moschetta.

Ela ainda afirma que pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes da vacinação.

A vacina está sendo feita na Unidade de Saúde Orlando Barreto, no Centro de Tijucas e também no bairro Praça, na Unidade de Saúde Dona Calina das 7h às 19 horas. Já no interior do município a vacinação está sendo feita casa-a-casa pelos enfermeiros do ESF.

(Texto: Karina Peixoto com base em dados do Ministério da Saúde | Foto: Fabiana da Silva)