Começa a recuperação da Ponte Bulcão Viana

29/04/2013

Equipes da Secretaria Municipal de Obras de Tijucas darãoinício nesta segunda-feira (29) ao trabalho de recuperação da Ponte BulcãoViana, que liga os bairros Joáia e Pernambuco. Hoje pela manhã já foi iniciadaa retirada da atual estrutura de madeira da Ponte para que seja substituída pormadeiras novas, adquiridas pela Administração Municipal por meio de processolicitatório.

De acordo com a Secretária Municipal de Obras, Transportes eServiços Públicos de Tijucas, Eliane Tomaz, "a licitação para compra da madeirafoi feita no dia 18 de abril e a entrega do material foi feita na últimaquinta-feira (25). A partir deste recebimento fizemos a programação de nossaequipe e ficou agendado o início da recuperação para esta segunda-feira (29)" -afirma.

Ela também explica que além da troca de toda a estrutura demadeira, também será feita uma espécie de contenção superior da Ponte,limitando a altura de passagem. A medida terá por objetivo evitar o trânsito deveículos pesados, em especial, de caminhões e máquinas que costumam fazer atravessia com elevado peso de carga, causando danos à estrutura.

Também já foi licitada na última semana a contratação deempresa especializada para elaboração de um projeto detalhado sobre arestauração da Ponte. A partir deste estudo, que tem prazo de 60 dias para serentregue, será possível conhecer de forma técnica a atual condição e quais osrecursos e materiais necessários para a restauração da ponte.

"Somente a partir deste estudo a Administração Municipalsaberá quanto será preciso e de que forma será feita a captação de recursospara a execução desta obra" - complementa.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)