Começa campanha de vacinação contra a Polio

15/06/2012

Começa neste sábado (16) em Tijucas e tambémem todo o país, mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite. A açãodeste ano segue até dia 6 de julho e tem como tema "Leve seu super-herói menor de 5 anos ao posto devacinação".

A mobilização faz parte da estratégia doMinistério da Saúde para manter o Brasil na condição de país certificadointernacionalmente para a erradicação da poliomielite, doença também conhecida comoparalisia infantil.

A vacina contra a pólio se destina a todas ascrianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza,rinite ou diarreia. De acordo com o Ministério, não existe tratamento para apólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fiquelivre da doença.

Apesar de o Brasil não ter registro de casosdesde 1989, é importante manter campanhas de vacinação anual. A OMS estima quea imunização, em todo o mundo, previna milhares de casos da enfermidade a cadaano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matavaou deixava com deficiência física centenas de milhares de pessoas todos osanos.

(Texto: Karina Peixoto | Imagem: Ilustrativa)