Começa castração de animais abandonados em Tijucas

03/08/2011

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas iniciou nesta terça-feira (02) os procedimentos de castração de animais.

Criada com o objetivo de diminuir a proliferação de animais abandonados e com isso ter menor população de animais soltos pelas ruas da cidade, a Sala de Castração de Animais está devidamente equipada e conta com o trabalho do médico veterinário da Secretaria, Éder Manzon Marconato.

Auxiliado pelo auxiliar agropecuário Lúcio Garcia, o médico fez nesta terça-feira (02) a primeira castração no cachorro "Cigano", nome dado pela equipe da Agricultura depois que foi recolhido das ruas pela Secretaria Municipal. Com 3 anos de vida, Cigano faz parte do grupo de outros 30 cachorros que estão no canil da Secretaria a espera da cirurgia.

Depois de sedado, o animal foi anestesiado e logo em seguida passou pelo procedimento que durou cerca de 30 minutos. "Ele respondeu muito bem à cirurgia e agora ficará de dez a onze dias em recuperação até que sejam tirados os pontos. Até lá ele será medicado e observado por nossa equipe" - disse o Veterinário.

Ele ainda explica que o procedimento consiste na retirada dos testículos do animal no caso dos machos e do ovário no caso das fêmeas. "As cirurgias em fêmeas são mais delicadas e exigem maiores cuidados na recuperação já que é algo interno e que necessita de incisão mais profunda. De qualquer forma, assim como nos machos, as fêmeas recebem total assistência e são medicadas durante todo o período de recuperação - complementa Éder.

Segundo ele, a expectativa é que sejam feitas de 3 a 4 castrações por dia duas vezes por semana.

O Secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, Nelso Vicentini explica que a única dificuldade no momento está sendo explicar à comunidade o verdadeiro objetivo da sala de castração.

"Recebemos inúmeros pedidos de pessoas da comunidade que querem castrar seus animais, no entanto, é preciso ficar claro que este programa foi criado para resolver o problema de animais soltos na cidade, por isso, faremos o procedimento somente em animais abandonados, ou seja, que não tenham dono nem casa e que por esse motivo se multiplicam com facilidade" - explica o Secretário.

Mais informações pelo telefone (48) 3263-1133.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)