Começa entrega de Mudas de Tangerina

01/07/2010

A produção de tangerina está sendo incentivada em Tijucas através de uma campanha da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

O objetivo é oferecer uma nova opção de renda aos produtores rurais de Tijucas, que com este projeto, recebem mudas de tangerina a um baixo valor de custo, tendo em vista que metade da quantidade total de mudas entregues foi adquirida pela Administração Municipal.

Cinco comunidades estão sendo beneficiadas pela campanha: Campo Novo, Terra Nova, Timbé, Nova Descoberta e Oliveira, num total de 29 produtores.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura, a previsão é que a tangerina comece a ser produzida a partir do terceiro ano após o plantio, com expectativa de produção de aproximadamente 23 toneladas no primeiro ano e até 70 toneladas nos anos seguintes.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Pesca em Tijucas, Nelso Vicentini, além de oferecer nova opção de renda ao produtor, o projeto ainda tem outros objetivos. "Com o plantio de tangerina conseguimos aproveitar melhor as áreas com declives de nosso Município e possibilitamos a produção de uma fruta que possui bons preços no mercado, como é o caso da tangerina" - explica.

No total, mais de 7,7 mil mudas serão entregues, incluindo três variações de tangerina: Okitsu (precoce), Crava Rio (semi-precoce) e Montenegrina (tardia ). Cada uma delas é produzida em uma época do ano, sendo a primeira em fevereiro e março, a segunda entre abril e junho e a terceira e última, nos meses de junho a setembro.

Com isso, em vez de apenas um tipo de tangerina, que tínhamos antes, surgem novas variedades da fruta e um período maior de comercialização desta cultura, que agora passará a ser produzida durante todo o ano.

Além disso, elas também se configuram como novas opções de colheita para o inverno, o que hoje não acontece, já que a maioria das culturas produzidas em Tijucas possuem colheita somente no verão, como é o caso do maracujá que tem seu auge de produção entre dezembro e maio.

As mudas já estão sendo entregues pela Secretaria de Agricultura que conta com apoio do Escritório Municipal da Epagri em Tijucas.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria de Agricultura de Tijucas)