Começa o Censo Demográfico 2010

02/08/2010

O Prefeito Municipal de Tijucas, Elmis Mannrich, foi o primeiro morador de Tijucas a ser entrevistado pela equipe do Censo 2010.

A visita foi realizada nesta segunda-feira, pela manhã, na residência do Prefeito onde o recenseador Jedielcio Inácio preencheu o formulário eletrônico, recebendo em seguida a assinatura digital de Elmis.

"Pela importância da pesquisa que será realizada em todo o país fico feliz por ser o primeiro cidadão de Tijucas a responder o Censo 2010. Espero que toda a nossa comunidade contribua com o trabalho do IBGE prestando as informações necessárias e assim, possibilite a análise detalhada dos diversos aspectos de nosso município" - afirmou o Prefeito.

A visita também foi acompanhada pela Coordenadora do Censo em nosso município, Berenice Gonçalves. Além da Coordenadora, a equipe em Tijucas conta com 4 supervisores e 25 recenseadores, tendo como base um escritório instalado no piso superior do Terminal Rodoviário. Em caso de dúvidas o atendimento à comunidade também pode ser feito por telefone, pelo número: (48) 9626-9490.

De acordo com o IBGE, ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

Cada um dos 191.972 recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme - colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.

Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Censo poderá ser acompanhado em site, redes de relacionamento e pelas comissões de geografia e estatística

O site do Censo 2010 (www.censo2010.ibge.gov.br) terá informações atualizadas sobre a pesquisa. Além disso, será possível acompanhar o trabalho em redes sociais como Twitter e Facebook, além de assistir a vídeos no Youtube. O andamento da coleta de dados e os resultados parciais do número de habitantes de cada município também serão acompanhados pelas Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs), que unem o IBGE a representantes de governos locais, da iniciativa privada e da sociedade em geral e representam a garantia de transparência do trabalho feito pelo instituto.

*Na foto, momento em que Elmis Mannrich assinou o questionário digital.

(Texto e foto: Karina Peixoto | Dados do Censo têm como Fonte: IBGE)