Começam as obras na Rua Coronel Izidoro

11/03/2010

Os moradores da Rua Coronel Izidoro, no bairro XV de Novembro, começam a ver seu sonho realizado. A Administração Municipal de Tijucas deu início nesta semana, através da equipe do Samae, das obras de recuperação do asfalto da rua que, até então, estava em péssimo estado.

Desde a pavimentação original, feita em 1994, diversas fissuras foram surgindo e com o tempo tornaram-se verdadeiras crateras, dificultando assim, o trânsito de veículos e até mesmo de pedestres no local.

A obra de pavimentação asfáltica exige alto investimento e por conta disso, a Administração Municipal buscou recursos através de convênio com o Ministério das Cidades por meio da Caixa Econômica Federal. O recurso foi aprovado, no entanto, o trabalho de tubulação que precisa ser feito antes da nova pavimentação, não foi contemplada pelo projeto e por isso será feito com recursos próprios do município.

Esse trabalho já começou a ser feito e as equipes do Samae estão desde a última terça-feira (09) trabalhando na reposição dos tubos para escoamento das águas da chuva. De acordo com Márcio Rosa, Diretor do Samae, com o trabalho que está sendo feito será possível não apenas recuperar os tubos danificados, como também, garantir maior durabilidade à nova tubulação. "Estamos instalando tubos de 50 centímetros no lugar dos tubos antigos que eram de 40 centímetros de diâmetro. Além disso, toda a tubulação está sendo "envelopada", ou seja, recebendo uma camada de concreto para que fique ainda mais resistente" - disse o Diretor.

A rua tem pouco mais de um quilômetro de extensão e por isso, o trabalho de reposição de tubulação deve durar aproximadamente 20 dias. Enquanto isso os moradores terão de enfrentar alguns transtornos, em especial, a interrupção do trânsito em grande parte da via.

"Nossa previsão é que até o final desta semana esteja concluída a obra de tubulação de um terço da rua. Feito isso, cobriremos os pontos que foram reparados e deixaremos o trecho liberado para trânsito até que seja dado início às obras de pavimentação. Enquanto isso, estaremos fazendo o mesmo serviço na segunda etapa da rua que segue até a Univali" - completa Márcio.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Esmael Silva)