Comemorações ao Rio encantam a comunidade

30/06/2009

Centenas de pessoas passaram pela Praça Henrique Ternes nesta segunda-feira (29), data em que era comemorado o Dia do Rio Tijucas.

O evento foi idealizado a partir da Lei 1957/2005 que reconhece o dia 29 de Junho como o Dia do Rio Tijucas e determina providências quanto à conscientização sobre a sua preservação e importância.

Para celebrar a data, um grande encontro foi organizado pela Administração Municipal, com participação de todas as secretarias, entidades representativas, escolas e comunidade em geral.

Durante todo o evento o público pôde assistir a diversas manifestações artísticas e culturais, entre elas, apresentações musicais, pinturas à mão, caricaturas, além de muito quentão e pipoca que foram distribuídos gratuitamente à comunidade.

Também participaram do 1º Encontro Comemorativo ao Rio Tijucas membros da Capela de São Pedro, na Joáia, que no mesmo dia também celebravam o dia de seu padroeiro.

Ao final da noite, uma grande fogueira foi acesa no outro lado do rio, gerando imensa expectativa e agitação. Depois de algumas tentativas, a fogueira finalmente foi acesa, fechando com sucesso o primeiro encontro comemorativo ao Rio Tijucas, que certamente será repetido nos próximos anos.

"Foi um evento muito importante porque, além de comemorar o dia do nosso querido Rio, também reuniu a comunidade, buscou a reflexão das pessoas, em especial das crianças e certamente ficará na história pela beleza das manifestações que vimos aqui hoje. Estamos todos de parabéns e aproveito para agradecer pela presença da comunidade que como sempre comparece e engrandece nossos eventos" - afirmou o Prefeito Elmis.

Também participaram do encontro prestando suas homenagens, o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, Djalma Silva Bittencourt; o Gerente do Banco do Brasil em Tijucas, Hélio Sackser; o músico e compositor Emerson Azevedo; a Diretora do CNEC Noide Mafra Jasper; o Professor do curso de Direito da Univali Marcos Alberto Carvalho de Freitas, o Presidente da Associação de Escritores da Grande Florianópolis Professor Miguel João Simão; a Presidente da OAB em Tijucas Dra. Elineide Licia Martins, a professora Jane Klein e o Maestro e Presidente da Sociedade Musical União Tijuquense, Nélio Cicero Muniz.

O aluno Gilmar Santos Júnior escreveu uma Poesia sobre o Rio Tijucas

Confira mais fotos em nossa Galeria

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)