Comissão da Defesa Civil recomenda Decreto de Situação de Emergência

21/03/2013

O Prefeito Municipal de Tijucas, Valério Tomazi, reuniu natarde desta quinta-feira (21) em caráter de urgência, todos os membros quecompõem a Comissão da Defesa Civil Municipal.

Na ocasião o Prefeito e a Presidente da Comissão, SheilaDias, repassaram aos demais integrantes a realidade do município diante dasfortes chuvas ocorridas nos últimos dias, relatando os principais danosregistrados na cidade, em especial, no período de 15 a 21 de março.

"Tivemos problemas nas nossas estradas, tanto urbanas comorurais e algumas localidades apresentaram dificuldades de acesso, sendo que amaioria deles já foi restabelecida. Além disso, foi atingida a estrutura da ponteem construção no Bairro Itinga e com ela, houve o rompimento da passarelaprovisória que estava fixada paralelamente à obra" - disse o Prefeito.

A situação, no entanto, se agravou por volta das 10h damanhã de hoje (21) quando a adutora responsável pelo abastecimento de água nacidade também rompeu.

"Neste momento nossa maior preocupação é com o abastecimentode água à cidade. O problema já começou ontem (20) com o entupimento da adutoraque alimenta a estação de tratamento. A situação foi resolvida hoje pela manhã,no entanto, logo em seguida a rede fixada na lateral da ponte da Itinga e queabastece todo o município, rompeu. Com isso, toda a cidade ficou sem água desdeentão, e deve assim permanecer até amanhã à noite, quando prevemos arecuperação da rede" - complementou o Prefeito.

Com a interrupção do abastecimento, também será necessário suspender as aulas nesta sexta-feira(22). Escolas da rede municipal do centro da cidade e da localidade de Morretesjá estão com as aulas suspensas. As creches manterão as atividades normais e asescolas estaduais e particulares foram informadas sobre a falta de água,ficando a critério de cada unidade a manutenção ou não das atividades nestasexta-feira (22).

O Bairro Praça deve ter condição parcial de abastecimento deágua, já que a Administração está analisando a possibilidade de usar a rede deSanta Luzia.

A Comissão de Defesa Civil, ciente da urgência do caso,recomendou que fosse decretada Situação de Emergência no Município de Tijucasmediante ata assinada por todos os membros ao final da reunião.

O documento deve ser formalizado ainda hoje (21) e enviadoaos órgãos competentes nas esferas estadual e federal para os devidos encaminhamentos.

CAMPO NOVO

Na localidade de Campo Novo, no trecho conhecido como "passagemdo Honório" a cabeceira da ponte foi danificada e neste momento não é possívelo trânsito de veículos no local. A recuperação daquele trecho será iniciadalogo cedo nesta sexta-feira (22). Até lá fica a recomendação de atençãoredobrada aos pedestres e ciclistas que por ventura fizerem uso da passagem.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Anderson de Castro)