Comissão de Tijucas participa da CONSOCIAL

08/12/2011

Representantes do Município de Tijucas participaram da 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social - CONSOCIAL, realizada na última terça-feira, dia 06 de dezembro em Biguaçu.

Tendo como tema "A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública", a conferência regional serviu de base para duas outras etapas, a serem realizadas em seguida: estadual e nacional.

De acordo com o que foi apresentado no evento, "embora a temática seja recorrentemente tratada em outras conferências, esta é a primeira vez que um processo conferencial se dedicará ao debate exclusivo de tema como Transparência, Controle Social e Prevenção e Combate à Corrupção".

Para isso o evento reuniu representantes de departamentos de Controle Interno e outros setores das prefeituras municipais, além de integrantes de conselhos municipais e demais órgãos representativos para discussão de quatro eixos temáticos.

Foram eles:

I. Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
II. Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;
III. A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
IV. Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Na ocasião também foram eleitos os delegados que irão representar os municípios na conferência estadual prevista para março de 2012 em Florianópolis. De Tijucas, irão Robson Alves de Brito e Cláudia Beatriz Venâncio.

Depois de realizada a conferência estadual, será promovida a etapa nacional, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio de 2012 em Brasília.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Robson Alves de Brito)