Comunidade planta mudas de árvores e flores na lateral do Cemitério

02/05/2011

Dezenas de mudas de quaresmeira - uma árvore brasileira típica da Mata Atlântica - e de petúnia (que na língua dos índios significa "flor vermelha") foram plantadas na lateral do Cemitério Municipal de Tijucas no último sábado, dia 30 de abril.

A atividade foi realizada por pessoas da comunidade do bairro Praça, tendo entre elas, diversas crianças participantes de grupos de catequese. A iniciativa contou com apoio da Administração Municipal de Tijucas, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente e da Secretaria de Administração. Também contribuíram com o projeto a Associação Municipal de Orquidófilos de Tijucas e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, que participaram ativamente da atividade, orientando as crianças e acompanhando o plantio.

O objetivo do plantio foi trabalhar a Campanha da Fraternidade deste ano, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que traz como tema: Fraternidade e a vida no planeta.

A quaresmeira tem esse nome popular devido à cor das flores e época de floração: entre os meses de janeiro e abril, e também entre junho e agosto. Além da variedade com flores roxas há também a de flores rosadas e apresenta folhas o ano inteiro. Quanto ao tamanho, costumam atingir entre 8 e 12 metros de altura e suas mudas são bastante requisitadas para paisagismo.

Já a petúnia é uma espécie de flor originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul. Em sua maioria atingem entre 15 e 30 cm de altura e preferem estar expostas ao Sol. Ela floresce na primavera e no verão e podem apresentar-se nas cores: vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca.

SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

De acordo com a CNBB, o objetivo geral dessa campanha é contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climativas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam a enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Para atingir o objetivo geral, o texto da CNBB propõe os seguintes objetivos específicos:

? "Viabilizar meios para a formação em relação ao aquecimento global, identificar as responsabilidades e implicações éticas";
? "Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global";
? "Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário";
? "Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global".

Confira mais fotos do plantio aqui!

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Fabiana da Silva)