Comunidade recebe orientações nutricionais

31/03/2010

As pessoas que passaram pela Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas nesta quarta-feira (31) tiveram uma recepção diferente.

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, integrantes da equipe da ESF (Estratégia de Saúde da Família) organizaram uma mesa de frutas na recepção da Secretaria para repassar orientações nutricionais.

A atividade teve início logo cedo e superou as expectativas da equipe. "Diversas pessoas já passaram por aqui hoje e muitas delas aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre alimentação saudável" - disse a Nutricionista Débora Leitão Pereira que coordena a ação.

Entre as pessoas que conversaram com Débora, estava a moradora da localidade de Terra Nova, Lourdes Corrêa. Segundo ela, a busca por uma alimentação mais saudável é algo constante em sua vida. "Me preocupo tanto em me alimentar melhor que estou decidida a procurar uma nutricionista para me consultar até porque tratar da saúde somente com remédios não dá, a gente tem que cuidar da alimentação também." - afirmou Lourdes.

Acompanhada da nutricionista Débora a Coordenadora da ESF Karina Wolff também fez parte da mobilização. Juntas, elas visitaram todos os setores da Secretaria da Saúde repassando informações sobre a cadeia alimentar e dando dicas de como escolher os alimentos corretos.

Em um dos materiais entregues ao público, constam dez passos para uma alimentação e vida saudáveis. Confira:

1. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras;
2. Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana;
3. Reduza o consumo de gorduras, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, salame e frituras para no máximo, 1 vez por semana;
4. Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.
5. Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições;
6. Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana;
7. Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água!
8. Aprecie sua refeição. Coma devagar. Não se alimente assistindo TV.
9. Mantenha seu peso dentro de limites saudáveis. Consulte um nutricionista.
10. Seja ativo. Faça 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe, suba escadas, não passe muitas horas vendo TV.

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Secretaria da Saúde de Tijucas)