Conferência da Educação é sucesso em Tijucas

14/07/2009

A Conferência Municipal de Educação de Tijucas foi realizada nesta segunda-feira (13) com a presença de um grande público formado por professores, diretores, pais e alguns estudantes.

O objetivo do encontro foi promover um diagnóstico da realidade educacional local, a partir da apresentação de um conjunto de propostas que vai servir de base para a elaboração do Plano Nacional da Educação.

Para isso, gestores, trabalhadores da educação, pais e estudantes se uniram em grupos e discutiram diversas questões ligadas ao Sistema Nacional Articulado de Educação e sugeriram alterações no texto, como forma de contribuição ao documento.

O relatório da Conferência será enviado à Comissão Regional, que posteriormente enviará um documento para a Conferência Estadual de Educação. O passo decisivo desta discussão será a Conferência Nacional da Educação, prevista para abril de 2010, em Brasília.

Para isso, duas palestras serviram de base para as discussões. Uma delas foi com a Mestre em Educação, Professora Fabiane Cervi Colombi, que abordou o Eixo II, relacionado à Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação. A segunda foi com a Doutora em Educação professora Luciane Schlindwein, com a abordagem do tema Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, pertecente ao Eixo IV.

Ao final das discussões também foi feita a eleição dos Delegados que irão representar o município de Tijucas nas próximas etapas. Ao todo foram escolhidos 34 representantes, sendo 9 do grupo de Gestores, 9 Trabalhadores da Educação, 9 estudantes, 5 pais e 2 representantes de Conselhos vinculados à Educação.

Também participaram do evento o Prefeito Municipal de Tijucas Elmis Mannrich, a Secretária Municipal de Educação Márcia Machado Maurício e a Coordenadora Regional da Conferência, Darli Amorim Zunino.

Confira mais fotos em nossa Galeria

(Texto: Karina Peixoto | Fotos: Allex Farias)