Conselho Municipal de Trabalho e Emprego será dinamizado

11/02/2011

Seguindo recomendações do Prefeito Elmis Mannrich e a partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas, com envolvimento do Conselho Municipal de Indústria e Comércio, foi reativado nesta quinta-feira (10) o Conselho Municipal de Trabalho e Emprego de Tijucas.

Contando com a participação de grande parte dos titulares e suplentes que compõem o conselho, a reunião teve por principal objetivo consultar os integrantes sobre a possibilidade de reativar de forma mais intensa a atuação do conselho na comunidade a partir de reuniões periódicas e discussão de temas de interesse do setor.

O resultado do primeiro encontro foi positivo, tendo em vista que todos aceitaram o convite para permanecer no grupo, demonstrando interesse de buscar melhorias para a questão do trabalho e emprego no Município.

De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Celso Leal, que conduziu a reunião, uma das primeiras ações do conselho será a revisão das normas e regimento interno, ouvindo sugestões de mudanças na legislação inicial do mesmo, criada em 1996. "É uma norma que precisa ser revista, adequando-se com as novas orientações de trabalho, emprego e renda dos governos" - afirmou o Secretário.

Segundo ele, além de promover uma maior atuação na comunidade, o conselho também terá por objetivo a integração com outros setores complementares, entre eles, o próprio Conselho Municipal de Indústria e Comércio, que poderá compartilhar pautas afins.

O conselho é composto pelas representações governamental, trabalhadora e empregadora, contando com o apoio de uma secretaria executiva, exercida pela responsável pelo SINE em Tijucas, Iane Faial Serpa.

De acordo com regimento interno, estas mesmas representações se revezarão na diretoria do conselho. A primeira eleição já aconteceu na reunião desta quinta-feira (10) tendo como eleita a representação dos empregadores, que tem por Presidente Marco Aurélio Sedrez e como Suplente, Márcio Reis, da Mosarte, indicados pela Associação Comercial e Industrial de Tijucas - ACIT.

O regimento ainda prevê que na ausência do Presidente, titular, o suplente lhe substitui.

Márcio Reis, como suplente presente na reunião, agradeceu pelo voto de confiança dos demais conselheiros e demonstrou entusiasmo na nova função.

"Tijucas é uma cidade extremamente promissora, tem crescido muito nos últimos anos e sabemos que crescerá ainda mais. Por isso a questão do trabalho e emprego é algo a ser discutido permanentemente, buscando sempre as melhorias necessárias para que nosso mercado continue prosperando." - disse o suplente.

É intenção a realização de reunião mensal, já estando a próxima agendada. Foi decidido que, assim como o Conselho de Indústria e Comércio, será publicada na página eletrônica do Município a composição do conselho, o calendário anual, a pauta de processos, bem como, as atas das reuniões.

Mais informações sobre o conselho na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Tijucas pelo telefone (48) 3263-0937.

(Texto e fotos: Karina Peixoto)